Ciclo Básico

Como estudar fisiologia de forma otimizada?

Como estudar fisiologia de forma otimizada?

Compartilhar
Imagem de perfil de Carreira Médica

Encontrar formas eficientes de estudar fisiologia é um dos desafios do ciclo básico da faculdade de medicina. Por ser uma disciplina com assuntos extensos e, por vezes até, complexos, é importante adotar uma abordagem estruturada e estratégica para assimilar os conceitos fundamentais.

O objetivo deste artigo é apresentar orientações valiosas de como estudar fisiologia para você mandar bem na faculdade.

Fisiologia: relembre o conceito e a importância na medicina

A fisiologia é a ciência que busca compreender como os sistemas e órgãos do corpo funcionam, mantendo a homeostase, que é o equilíbrio interno necessário para a sobrevivência.

Ela abrange uma ampla gama de tópicos, desde o nível celular até o funcionamento coordenado de sistemas complexos no organismo.

No contexto da medicina, o conhecimento em fisiologia é importante para compreender as bases dos processos normais do corpo e as alterações associadas a diversas condições médicas.

Leia também: Fisiologia: o que preciso saber sobre os processos vitais do corpo?

Com essa disciplina, o estudante de medicina aprende sobre o funcionamento do coração, troca gasosa nos pulmões, contração muscular e como os sistemas nervoso e endócrino regulam as funções corporais.

Também compreende como o corpo se adapta a diferentes condições, como exercício, estresse e mudanças ambientais.

Qual é a melhor forma de estudar fisiologia?

Não existe uma fórmula mágica e que funciona igual para todo mundo. Cada estudante com o tempo vai descobrindo qual é a melhor estratégia e quais ferramentas são mais relevantes para sua realidade.

Porém, há um caminho que vem fazendo sentido para muitos estudantes que são usuários do SanarFlix, a maior plataforma de ensino médico da América Latina. A orientação para conduzir seus estudos em fisiologia é:

Antes de mergulhar nos complexos sistemas fisiológicos, busque ter uma compreensão sólida dos fundamentos. Para isso, estabeleça uma base robusta revisitando conceitos de biologia, química e anatomia. Eles são essenciais para uma compreensão aprofundada da fisiologia humana.

Outro direcionamento valioso é desenvolva um cronograma que permita você estudar de forma organizada. E nada de deixar acumular para véspera da prova.

Estratégias detalhadas para mandar bem em fisiologia

Confira algumas dicas práticas para otimizar seu processo de aprendizado:

Estimule a memorização

Garanta que terá a sua disposição mapas mentais, flashcards e/ou resumos para conseguir visualizar de forma simplificada as informações. De preferência, construa seus próprios materiais sempre que possível.

Explore diferentes fontes de informação

Diversifique os seus recursos de aprendizado. Tenha livros de referência, videoaulas e questões comentadas sobre os temas através de plataformas online confiáveis, como o SanarFlix.

A variedade de fontes pode oferecer perspectivas diferentes e facilitar a compreensão de conceitos.

Faça exercícios regularmente

Incorpore testes práticos e exercícios regulares em sua rotina de estudos. Essas práticas fortalecem a retenção de informações e identificam áreas que demandam revisão adicional.

Use métodos de estudo ativo

Busque colocar o seu cérebro para trabalhar através de métodos ativo. Se esforce para resgatar da memória o que foi compreendido até o momento. Estabeleça momentos para revisitar os conceitos através de diferentes elementos. Exemplo: em um dia revisa com videoaula, depois de um período revisa com mapa mental e questões.

Como escolher um bom livro de fisiologia?

Depois de construir uma noção geral sobre o conteúdo, é hora de aprofundar e se familiarizar com as partes mais complexas da fisiologia. Para isso, é necessário procurar um bom livro.

Os clássicos, como Guyton e Berne, são sempre opções boas. Porém, o custo e a forma como os conceitos estão distribuídos podem acabar pesando contra. E o que fazer nesses casos? Você pode buscar por outras obras.

A Sanar, por exemplo, comercializa um o livro Fisiologia Humana: Uma Abordagem Integrada.

Também tem a opção de adquirir o Box Anatomofisiologia da Sanar e já garantir um material de estudo completo. A obra é super organizada, didática e rica em ilustrações.

Sugestão de leitura

Esses artigos também podem ser do seu interesse: