A Lesão Renal Aguda ou Injúria Renal Aguda (IRA) pode ser dividida em três tipos etiopatogênicos diferentes:
- IRA pré renal
- IRA renal (lesão intrínseca)
- IRA pós renal
Nesse post vamos trabalhar as principais etiologias de cada um dos tipos de IRA!
IRA Pré-Renal
A IRA pré-renal é a principal causa de injúria renal aguda, correspondendo de 30 a 60% dos casos. Basicamente, sua fisiopatologia se dá por redução do fluxo sanguíneo!
As principais causas de IRA pré-renal são:
- Hipovolemia
- Insuficiência de VE
- Estados de choque
- Síndrome Hepatorrenal
- AINEs
- IECA/BRA
- Ciclosporina
Dessas causas, algumas são intrinsecamente ligadas ao hipofluxorrenal, porém outras podem gerar dúvidas como o uso de IECA e BRA. Essas duas drogas atuam prejudicando a autorregulação do fluxo renal e da taxa de filtração glomerular. Isso se dá porque essas drogas impedem a vasoconstrição da arteríola eferente e vasodilatação da aferente, isso diminui a TFG. Pacientes que já tem uma pré disposição ao baixo fluxo renal podem iniciar uma IRa pré-renal a partir do uso dessas droga.
A maioria das IRA pré-renais são reversíveis desde que se restaure o aporte sanguíneo adequado para os glomérulos. Uma exceção é a Síndrome Hepatorrenal (SHR), apenas resolver o hipofluxo não é suficiente para que se resolva a IRA. Na SHR há uma vasoconstrição intensa das arteríolas renais devido ao mecanismo compensatório frente à redução do volume circulante efetivo devido ao “sequestro” de volume causada pela vasodilatação esplâncnica em paciente cirróticos.
IRA Intrínseca
As lesões agudas intrínsecas correspondem por cerca de 40% dos casos de IRA. O tipo mais comum de IRA intrínseca é a Necrose Tubular Aguda (NTA), que correspondente a 75% dos casos.
Geralmente a NTA se dá em pacientes críticos que cursam com isquemia renal (choque, sepse, grande queimado, pancreatite aguda necrotizante), causando oligúria no paciente. Para causar NTA, a isquemia deve ser grave ou prolongada, geralmente de uma IRA pré-renal que evoluiu para uma lesão do rim já que não foi corrigida precocemente. Um dos sinais é o paciente que não responde à reposição volêmica.
Outras causas de IRA intrínseca são:
- Nefrite Intersticial Aguda (NIA)
- Obstrução intranéfron
- Fármacos nefrotóxicos
- Glomerulonefrite aguda
- Púrpura Trombocitopênica Trombótica
- Síndrome Hemolítico-Urêmica
IRA Pós-Renal
A IRA pós-renal corresponde a 10% dos casos de IRA e seu componente etiopatogênico é basicamente obstrução.
Logo suas principais causas incluem aquelas que impeçam a liberação de urina pelos rins, como Hiperplasia Prostática Benigna, válvula de uretra posterior, câncer de bexiga, obstrução uretetral bilateral (carcinoma metástico, linfoma pélvico e fibrose retroperitoneal.