Coronavírus

Exame de tomografia computadorizada para a Covid-19 não é triagem

Exame de tomografia computadorizada para a Covid-19 não é triagem

Compartilhar

Sanar Medicina

2 min há 467 dias

Será que o exame de tomografia computadorizada é recomendado para triagem da COVID-19? Que a tomografia computadorizada (TC) vem sendo utilizada para documentar alterações pulmonares características de infecções por SARSCoV-2, já se é sabido.

Erturk, Sukru Mehmet traz em publicação online recente do American Journal Of Roentgenology uma discussão sobre a utilização da tomografia computadorizada no diagnóstico e acompanhamento de pacientes suspeitos de COVID-19.

O artigo de Zhao et al., Relation between chest CT findings and clinical conditions of coronavirus disease (COVID-19) pneumonia: a multicenter study, conclui que “pacientes com pneumonia por COVID-19 confirmada têm características típicas de imagem que podem ser úteis na triagem precoce de casos altamente suspeitos e na avaliação da gravidade e extensão da doença”.

Contudo, segundo análise de Erturk, a TC apesar de apresentar boas evidências, não se mostra viável do ponto de vista econômico, visto que a população em risco e que deveria ser triada para a doença se configura em praticamente toda a população mundial.

Além disso, a viabilidade também é posta em julgamento quando avaliamos do ponto de vista dos riscos aos quais estaríamos submetendo a população a qual seria irradiada pelo exame.

Dessa forma, ele finaliza dizendo que a tomografia computadorizada pode ser útil no diagnóstico, mas não na triagem de casos altamente suspeitos. Além de afirmar que a conclusão de Zhao et al. em sua forma atual é confusa e possa levar ao uso excessivo de TC e irradiação desnecessária de pessoas saudáveis.

Confira também outros artigos sobre a Covid-19:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.