Ciclo ClínicoNefrologia

Excesso de Vitamina D está ligado a Insuficiência Renal, segundo estudo canadense

A vitamina D é conhecida por ter inúmeros benefícios para a saúde. Entretanto, um estudo de caso recente indica que o uso excessivo de vitamina D pode causar problemas no rim em pessoas que não tem deficiência da vitamina.

O artigo foi publicado online no dia 8 de abril pela revista da Associação Médica Canadense (Canadian Medical Association Journal).

“O público deve saber que tomar mais vitamina D do que o recomendado não necessariamente leva a benefícios adicionais. Na verdade, pode levar a maiores danos e especificamente falência renal”, disse Bourne Auguste, MD, University of Toronto, Ontario, Canada, a Medscape, site internacional especializado em notícias médicas.

Um homem canadense de 54 anos teve falência renal depois de ingerir em excesso vitamina D. O problema ocorreu após o canadense ingerir diariamente 8 a 12 gotas do suplemento por quase dois anos e meio — dose considerada acima do permitido pelos médicos.

Doses elevadas de vitamina D, por longo período de tempo, podem ser tóxicas e levar a lesões nos rins e danos em ossos e músculos.

Embora esse quadro seja considerado raro, se isso vier a ocorrer os sintomas que podem estar relacionados são: Perda de apetite; Náuseas e vômitos, seguidos de sede excessiva; Fraqueza; Aumento do volume urinário (poliúria); Desidratação intensa; Sonolência.

Você pode conferir mais informações no site Medscape, além de ler o artigo completo na revista da Associação Médica Canadense.

 
Tags

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar