Coronavírus

Fake News: O vírus causador da Covid-19 foi criado em laboratório

Fake News: O vírus causador da Covid-19 foi criado em laboratório

Compartilhar

Sanar Medicina

2 minhá 373 dias

É comum o aparecimento de diversas teorias para tentar explicar a origem de uma nova pandemia. Com a pandemia do novo coronavírus não foi diferente. Uma destas afirma que o vírus causador da COVID-19 foi criado em laboratório. Vamos então às evidências científicas disponíveis a respeito desta alegação:

Um estudo publicado na Nature Medicine, intitulado The proximal origin of SARS-CoV-2, buscou deduzir a origem do novo coronavírus através de análise comparativa de dados genômicos. De acordo com o artigo, o genoma do vírus SARS-CoV-2 possui semelhanças que podem relacioná-lo com um vírus encontrado nos morcegos, o RATG13. Isto aponta para a possibilidade de um ancestral comum entre estes dois vírus. 

A análise também mostrou que o novo coronavírus possui uma mutação relacionada à ligação celular. A proteína SPIKE está relacionada à ligação e entrada do vírus nas células dos pulmões através dos receptores ACE2. De acordo com o artigo, esta mutação permite que o vírus consiga se ligar de forma eficiente às células, porém a análise computacional demonstrou que a ligação não é ideal e difere muito da encontrada no SARS-CoV. Estes achados, segundo os pesquisadores, constituem forte evidência de que o vírus não pode ter sido resultado de uma manipulação laboratorial. 

O artigo propõe duas hipóteses para o surgimento do SARS-CoV-2: (1) o processo de seleção natural ocorreu no hospedeiro natural antes da transferência para humanos, ou (2) a seleção natural ocorreu após a passagem para os humanos. 

As pesquisas sobre a origem do SARS-CoV-2 ainda continuarão até que dados possam assegurar com maior confiabilidade a sua origem. 

Fonte:
The proximal origin of SAR-CoV-2. Nature Medicine. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41591-020-0820-9. (acesso em 03/04/2020).

Contra Fake News: Estudo demonstra porque o COVID-19 não foi “criado em laboratório”. Disponível em: https://newslab.com.br/contra-fake-news-estudo-demonstra-porque-o-covid-19-nao-foi-criado-em-laboratorio/. (acesso em 03/04/2020).

Posts relacionados:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.