Coronavírus

Fake News: COVID-19 não causa pneumonia

Fake News: COVID-19 não causa pneumonia

Compartilhar

Sanar Medicina

3 minhá 373 dias

A mais nova fake News circulante afirma absurdamente que a COVID-19 não causa pneumonia, e que os doentes não necessitam de respiradores ou UTI para serem tratados.

O texto chega a afirmar que o tratamento deve ser feito a base de antibióticos, anti-inflamatórios e anticoagulantes, e que um grave erro diagnóstico foi cometido, já que a doença causada pelo SARS-CoV-2 é a coagulação intravascular disseminada.

Fake News sobre pneumonia com a COVID-19

A informação alega basear-se nos dados colhidos por médicos italianos durante autópsias realizadas em 50 pacientes mortos pelo novo coronavírus.

O estudo citado no qual a informação busca se basear não foi encontrado na literatura científica. Além disso, a pneumonia induzida pelo SARS-CoV-2 é algo muito bem documentado por diversos estudos, e questionar estes dados seria insustentável do ponto de vista das evidências.

A necessidade de terapia de suporte respiratório e UTI dispensa explicações, já que uma das manifestações graves da doença consiste na Síndrome da Angústia Respiratória Aguda, causando hipoxemia e necessidade de ventilação mecânica.

Na maioria das vezes, as Fake News buscam-se apoiar em algum fundo de verdade, distorcendo completamente as informações e acrescentando um tom alarmista.

De fato, ultimamente as pesquisas têm apontado que pode haver um comprometimento do sistema de coagulação, e a inflamação causada pelo vírus pode induzir microtrombos na circulação pulmonar.

Com base nestas descobertas, um estudo chinês, que inclusive já foi tema de um post aqui, realizou pesquisa avaliando a eficácia do uso de anticoagulantes em pacientes graves de COVID-19.

Os resultados mostraram que apenas uma parcela muito restrita, que se encaixava em alguns critérios, foi beneficiada com esta terapia.

Portanto, o uso de anticoagulantes não está ainda bem estabelecido na literatura, pois carece de evidência científica.

No Brasil, o Hospital Sírio-Libanês está liderando ensaio clínico utilizando heparina em casos graves de COVID-19, porém os resultados ainda não estão disponíveis.

Diante do vasto esforço científico que tem sido feito, ainda não foi encontrado medicamento específico e eficaz para o tratamento de pacientes graves com COVID-19.

Esta fake News que alega que a COVID-19 não causa pneumonia não tem nenhum fundamento científico, as autópsias supostamente realizadas por médicos italianos não estão registradas na literatura, e as informações divulgadas vão de encontro aos dados já bem estabelecidos e evidenciados pelos cientistas.

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.