Coronavírus

Fake News: OMS e outros países não recomendam uso de máscara contra a Covid-19

Fake News: OMS e outros países não recomendam uso de máscara contra a Covid-19

Compartilhar

Sanar Medicina

4 min há 412 dias

Em uma nova fake news que circula nas redes sociais consta o desaconselhamento do uso de máscara de proteção para o combate ao novo Coronavírus. A informações falsa é atribuída à Organização Mundial de Saúde (OMS) e também aos governos de outros países do mundo.

Segundo o texto da mensagem, a utilização de forma generalizada de máscara está sendo gradualmente desencorajada em todo o mundo. Segundo o texto, a Organização Mundial da Saúde afirma que a máscara é indicada apenas para pessoas que estejam cuidando de alguém infectado.

Em outro trecho da fake news, está escrito que “na Europa, usa quem quer, não usa quem não quer. Nos EUA, o CDC não recomenda que pessoas saudáveis usem máscaras. Por meio do Twitter, o US Surgeon General solicitou que as pessoas parem de comprar máscara”. 

Vale mencionar que o texto falso se baseia numa recomendação antiga da OMS, no período ainda inicial da pandemia em todo mundo. Entretanto, a recomendação da instituição já atualizada alguns meses atrás.

O que diz a OMS sobre a utilização das máscaras 

A orientação da Organização Mundial da Saúde para os locais onde existe a disseminação comunitária da Covid-19, como é o caso do Brasil, é que os governos e órgãos de saúde incentivem o público em geral a usar máscaras.

O texto da instituição reforço o uso “onde houver transmissão difusa e o distanciamento físico for difícil, como em transportes públicos, em lojas ou em outros ambientes confinados ou lotados”. Deixando claro que a recomendação não se restringe apenas aos doentes ou quem está cuidando de um paciente.

Uso facultativo em outros países? 

Outro parte da informação que é falsa diz que em toda Europa o uso da máscara de proteção é facultativo. É importante destacar que na verdade existe uma previsão de multa para quem não utiliza em países como Inglaterra, Alemanha, Itália, Bélgica, Espanha e outros.

Outra trecho não verídico diz que a agência federal norte-americana CDC, Centros de Controle e Prevenção de Doenças, não recomenda máscaras para quem ainda não foi contaminado pelo vírus.

“O CDC recomenda que as pessoas usem máscaras em ambientes públicos, e quando estiverem perto de pessoas que não moram em sua casa, especialmente quando outras medidas de distanciamento social são difíceis de manter”, revelou um comunicado emitido pela agência dos EUA. 

Por qual motivo o uso da máscara é importante?

Desde o início da pandemia médicos, cientistas e pesquisadores estão alertando que por conta da ausência de imunidade prévia e inexistência de vacina, são indicadas intervenções não farmacológicas.

Essas recomendações seguem as mesmas dos últimos meses: higienização das mãos, uso de equipamentos de proteção individual, distanciamento social, limpeza de objetos e superfícies, restrição ou proibição de funcionamento de locais onde existem grandes aglomerações de pessoas, entre outras.

É FAKE! OMS e outros países do mundo não recomendam máscara

A OMS e as autoridades de diversos países do mundo, como França, Espanha e Alemanha, seguem recomendando o uso de máscara como medida de controle e prevenção da Covid-19. 

Não só as pessoas que estejam cuidando de alguém infectado ou com a doença confirmada precisam fazer o uso do equipamento. Todos devem seguir utilizando as máscara de proteção. 

Posts relacionados:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.