Uma dúvida muito constante entre os alunos do internato ou médicos recém-formados é: agora eu me especializo ou tento ganhar dinheiro? Muito dessa dúvida se deve ao fato das faculdades discutirem nada, ou quase nada, de finanças para médicos.
A resposta para essa pergunta, apesar de ser frequente, é na verdade bem simples. Depende. Não existe receita de bolo ou resposta certa para conduzir a sua carreira. Afinal, cada pessoa possui seus próprios objetivos, recursos e demandas.
Entretanto, existem caminhos já conhecidos que costumam favorecer um determinado tipo de perfil. Assim, conhecer esses caminhos pode facilitar a sua escolha da carreira. Mas não deixe que essas dicas ultrapassem a orientação e interfiram no seu processo pessoal de escolha de vida. Você deve assumir protagonismo na sua carreira.
Então conheça abaixo as vantagens e desvantagens de cada escolha, buscando entender onde você se encaixa dentro das opções.
Por que me especializar primeiro?
Para muitos estudantes, sair da faculdade direto para uma especialização é o único caminho possível. Fala-se inclusive sobre sacrificar o último ano do internato para se preparar para as provas de residência. Mas será que essa realmente é a única opção?
De fato, para vários estudantes é bem estratégico buscar se especializar primeiro. Por exemplo:
Se você tem como se sustentar
Para quem já sabe qual especialização quer seguir e dinheiro não é um problema, faz sentido já buscar se especializar depois da faculdade. Se você pode viver sustentado pela sua família, ou possui outra fonte de renda que te garanta nesse período, se jogue na especialização!
Se essa não é a sua primeira graduação
Nunca é tarde demais para seguir os seus sonhos, mas se você está fazendo Medicina já em outro estágio da vida e sente que está atrasado em relação aos demais, pode ser que seja melhor para você já entrar em uma especialização. Claro que não é regra, mas se esse for um sentimento comum pra você, não hesite em buscar se especializar logo.
Se você não se sente preparado para trabalhar
Muitas vezes, apenas a formação dada pela faculdade não deixa o aluno 100% seguro para ingressar no mercado de trabalho. Assim, fazer uma especialização pode ser uma forma de adquirir mais conhecimento e confiança antes desse momento.
Para começar a se destacar no mercado
A cada ano, mais e mais médicos se formam no Brasil. Apesar de Medicina sempre possuir demanda e espaço no mercado, é verdade que as melhores vagas vão ficando cada vez mais concorridas e competitivas. Assim, se você se preocupa em ficar para trás no mercado de trabalho, começar a se especializar cedo pode ser uma alternativa mais segura pra você.
Por que começar a ganhar dinheiro primeiro?
Não é incomum encontrar estudantes que pensam em trabalhar antes de entrar em uma especialização. Na verdade, esse plano de carreira está se tornando mais frequente, e, apesar da maior demanda por especialistas e a saturação do mercado, a ideia de se especializar rapidamente é menos obrigatória.
Assim, faz bastante sentido querer ganhar dinheiro antes de se especializar em situações como:
Você precisa do dinheiro.
Para quem precisa quitar dívidas da faculdade, ajudar nas contas da casa ou se mudar, não tem muito jeito. Você vai precisar começar a trabalhar. Para essas pessoas, muitas vezes essa dúvida nem existe, e o pensamento ao longo da faculdade é de que você precisa ganhar dinheiro depois dos 6 anos de curso.
Mas você sabia que você pode começar a trabalhar e ainda se especializar? Pra que escolher um ou outro se você pode ter os dois?
Ao fazer uma residência médica, você realmente precisa de dedicação exclusiva e não recebe salário, apenas uma bolsa. Mas você pode se especializar fazendo uma Pós-Graduação. Em uma Pós, você terá uma carga horária menor do que na residência, o que te permite não parar de trabalhar.
Apesar de não sair com o título de especialista na área, você fica vários passos mais perto da prova de título e ainda adquire muitos conhecimentos e vivências práticas. Nós já falamos mais sobre isso nesse post aqui.
Então, se você precisa de dinheiro, mas não quer deixar de se especializar, conheça os cursos de Pós-Graduação em Medicina da Sanar!

Você ainda não sabe a sua especialização
Não existe nenhuma exigência para que você saia da faculdade já sabendo em qual área quer se especializar. Assim, caso a decisão ainda não tenha sido feita e você já se formou, comece a trabalhar e descubra na prática! Veja qual área te interessa mais e, enquanto isso, já comece a ganhar dinheiro e investir na sua carreira.
Quer saber mais sobre finanças para médicos e ainda não conhece o Sanar Up?
Finanças para médicos realmente é um tema muito pouco debatido nas faculdades. E isso tem um impacto direto no planejamento de carreira dos médicos recém formados. Se você quer ter mais conhecimento sobre o assunto, conheça o Sanar Up! E tenha até a possibilidade de contratar um serviço de contabilidade médica.