Outros

Livro de Anatomia: Top 5 mais conhecidos

Livro de Anatomia: Top 5 mais conhecidos

Compartilhar

Carreira Médica

6 minhá 32 dias

A Anatomia Humana é uma das principais bases da medicina. Desde o início do Ciclo Básico até o Internato, o conhecimento dessa matéria é essencial. Então, como dominar uma disciplina tão importante? Tudo começa no livro de anatomia!

Primeiro contato

Os calouros de Medicina sempre entram no curso com uma ansiedade em comum: o primeiro contato com a Anatomia. Desde as aulas com o cadáver até a prova prática, o Ciclo Básico com certeza é marcado por essa matéria.

Porém, às vezes essa ansiedade atrapalha na hora de estudar, por isso é importante estar atento para algumas dicas. Primeiramente, é importante lembrar que anatomia é uma matéria visual, sendo muito importante diferenciar o livro texto de um atlas.

O livro texto de anatomia irá te fornecer as informações necessárias sobre todas as estruturas do corpo, mas não terá imagens suficientes para você visualizar cada uma delas. O atlas, por sua vez, terá poucas informações escritas, mas muitas imagens anatômicas pra você identificar as estruturas.

Além disso, por conta de pequenas divergências da literatura, é importante saber quais são as fontes adotadas pelos professores de anatomia da sua faculdade, porque assim você encontra mais fácil os conceitos que eles querem que você saiba.

Se interessa por anatomia? Confira aqui um resumo sobre a anatomia dos ossos do pé .

O melhor livro de anatomia

Existe mais de um livro de anatomia recomendado para estudantes, sendo que cada um possui as suas vantagens. Aqui você confere 5 dos livros mais renomados da área:

Netter Atlas de Anatomia Humana: O livro mais vendido

livro anatomia

O Netter é o livro de anatomia mais vendido e utilizado no mundo. As ilustrações detalhadas do Dr. Frank Netter e do brasileiro Dr. Carlos Machado são excelentes tanto para novos estudantes quanto para entusiastas da anatomia humana.

O livro conta com diversas pranchas anatômicas divididas por sistemas, o que facilita a busca por estruturas e na sua visualização por diferentes ângulos. Porém, além das belas imagens, não há muito conteúdo a ser estudado, então é necessário o apoio de outro material.

O SanarBooks possui um Super Material de Anatomia ideal para completar um Atlas, e você pode conferir clicando aqui!

Sobotta: Atlas de Anatomia Humana

sobotta

O Sobotta foi por muito tempo o principal atlas de anatomia do mundo, sendo que ainda é um livro extremamente respeitado por muitos profissionais. Além disso, ele é usualmente reconhecido por ter ilustrações mais realistas do que o Netter.

Por exemplo, seus desenhos de vasos sanguíneos, nervos e vísceras costumam apresentar menos cores fantasia do que o seu concorrente. Assim, confere um grau maior de precisão no desenho em relação às estruturas reais. Porém, esse fator também contribui para deixa-lo menos atrativo e lúdico para iniciantes.

Ainda, o Sobotta possui a seu favor a tradição de 24 edições, sendo que a mais recente possui um estudo de caso para iniciar cada capítulo com uma contextualização prática.

Moore: Anatomia Orientada para a Clínica

Livro anatomia sanar

O Moore é um livro texto de anatomia extremamente respeitado no Brasil. Assim, é bem provável que sua faculdade possua alguns exemplares dele na biblioteca.

O principal mérito desse livro são os boxes de correlação clínica em todos os capítulos. Afinal, o estudo da anatomia aliado ao conhecimento prático é uma ótima forma de fixar os conceitos e já trabalhar as suas aplicabilidades.

Além disso, o Moore possui linguagem e estrutura acessíveis e de fácil compreensão, mas sem perder o rigor técnico de um bom livro de anatomia.

Gray’s Anatomia

Livro anatomia

O livro de anatomia mais tradicional do mundo é o Gray. Existem duas versões: A Base Anatômica da Prática Clínica e o Anatomia Para Estudantes. Sendo que o primeiro é o que existe de mais completo em um livro de anatomia, enquanto que o segundo é um compilado dos conteúdos mais importantes para a graduação.

Publicado originalmente em 1858, o livro já possui 41 edições e é constantemente revisado e atualizado. Embora as ilustrações clássicas sejam muito charmosas, as versões atuais possuem novos desenhos mais didáticos e com melhor definição.

O livro texto de Gray é uma escolha segura para um conteúdo preciso e completo sobre anatomia.

Yokochi: Livro Fotográfico de Anatomia

Yokochi

O livro de anatomia mais diferente da lista é esse aqui. O Yokochi é um Atlas Fotográfico, o que significa que seu conteúdo consiste em fotos de cadáveres e peças cadavéricas para a identificação de cada estrutura.

O trabalho de dissecção feito pelos autores do livro é surpreendente, sendo que as imagens reais são uma boa opção de estudos para as provas práticas. Além disso, o estudo da anatomia cirúrgica também é muito bom com esse atlas, porque ele promove uma noção real da disposição de cada parte do corpo.

Existem alguns outros atlas fotográficos no mercado, mas o Yokochi é sem dúvidas o mais conhecido, renomado e completo.


Apesar de todos os textos dessa lista serem excelentes, eles normalmente extrapolam o orçamento de um estudante de medicina. Então, se você está procurando um material completo por um preço acessível, você pode conferir o nosso Supermaterial de Anatomia no SanarBooks!

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.