Livros de Medicina

Livro de casos clínicos: Dica de estudo

Livro de casos clínicos: Dica de estudo

Compartilhar

Carreira Médica

5 min há 320 dias

Estudar medicina através de um livro de casos clínicos é uma prática muito positiva para a sua formação. Não é à toa que professores utilizam desses casos, inclusive em congressos, para prender a atenção e melhor associar a teoria com a prática.

Então fica a dica para a sua graduação em medicina: estude por casos clínicos! Nesse texto vamos explicar como fazer isso, quais são as vantagens desse método e quais são os melhores livros de casos clínicos para você estudar!

Ah, e ainda vamos te explicar como ter acesso a mais de 300 casos clínicos de medicina! Então confere aí.

Por que estudar com casos clínicos?

O estudo da medicina, por muito tempo, foi vertical e passivo, sem muita participação do estudante no processo de aprendizagem. Porém, esse método ficou batido, e novas metodologias ativas foram sendo incorporadas nas escolas médicas.

Nesse sentido, o domínio de ferramentas ativas de estudo por parte dos alunos tornou-se importante. Portanto, é recomendado que desde os primeiros semestres o aluno já saiba estudar através de um caso clínico, um importante instrumento do aprendizado ativo.

Dentre as vantagens dessa ferramenta, temos que destacar a contextualização prática que ela proporciona. Como médico, você irá trabalhar com pessoas, e não com livros. Então, conhecer e praticar desde os sinais e sintomas até os tratamentos a partir de um caso clínico irá retirar o conhecimento dos livros e aplicá-lo à realidade.

Além disso, por ser um artifício lúdico, um caso clínico otimiza o aprendizado e a retenção do conteúdo. Sendo que para maximizar ainda mais esse aspecto, discutir o caso com colegas fará com que você absorva ainda mais do que está sendo estudado.

Se você quiser saber mais sobre a estrutura de um caso clínico, clique aqui.

Como estudar por casos clínicos?

Para aproveitar o máximo do estudo com casos clínicos, existem alguns pontos a serem observados.

Primeiramente, é importante que você tenha a mínima familiaridade com o assunto. Por exemplo, um estudante no 1º ano da graduação não aproveitará bem um caso clínico em neurocirurgia. Ou seja, é interessante buscar por casos que sejam compatíveis com o seu momento da formação.

Além disso, um aspecto importante desse método é não limitar-se ao caso se surgirem dúvidas. Ao deparar-se com termos desconhecidos, procure em outras fontes para esclarece-los e não perder nenhum detalhe. Nessa mesma ótica, também é positivo aprofundar-se mais em outras possíveis manifestações da doença relatada após a leitura de caso.

Muitos livros médicos de referência estão se atualizando para incluir casos clínicos. Sendo assim, sempre procure a edição mais atual dos livros recomendados pela faculdade.

Por fim, você pode encontrar vários casos clínicos clicando aqui. Mas se você está procurando por livros completos com casos clínicos, se liga no próximo tópico.

Melhor livro de casos clínicos

Existem vários livros de casos clínicos para você estudar, sejam eles gerais ou específicos. Dentre eles, um livro que é altamente recomendado para todos os estudantes de medicina, por ter uma linguagem acessível e uma abordagem ampla e generalista, é o 100 Casos Clínicos em Medicina.

Porém, se você já está começando a direcionar o seu estudo ou procura auxílio em uma matéria específica, existem outras opções para você.

Agora, se você quer ter acesso a TODOS esses livros, que somam mais de 300 casos clínicos de medicina, é só você acessar o SanarBooks. Lá você vai encontrar esses e vários outros livros, tendo a sua própria biblioteca virtual de medicina. Acesse já!

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.