LIVROS

Investimentos para Médicos: Deixe o dinheiro dar plantão por você

Leia o Livro Completo
Índice
5.4
Índice
1

POR QUE CUIDAR DE SUA SAÚDE FINANCEIRA?

1.1

TODO MÉDICO É RICO. SERÁ?

1.2

O MÉDICO E SUAS FINANÇAS: UMA NOVA REALIDADE

1.3

UMA ANÁLISE DE PARADIGMAS E COMPORTAMENTOS

1.4

FOQUE SUAS ENERGIAS NO QUE É IMPORTANTE

1.5

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIA FINANCEIRA

1.6

CONHEÇA O DOUTOR Z.

2

ELABORANDO EXAMES FINANCEIROS

2.1

PARA DIAGNOSTICAR, É PRECISO EXAMINAR

2.2

BALANÇO PATRIMONIAL E FLUXO DE CAIXA

2.3

ELABORAÇÃO DOS EXAMES

2.4

CARACTERÍSTICAS DE ATIVOS E PASSIVOS

3

INTERPRETANDO OS EXAMES

3.1

INTRODUÇÃO À FASE DE DIAGNÓSTICO

3.2

SISTEMA CIRCULATÓRIO DO DINHEIRO

3.3

COMO MEDIR SUA RIQUEZA?

3.4

INTERPRETANDO OS EXAMES DO DOUTOR Z

4

MUDANDO HÁBITOS E DECIDINDO MELHOR

4.1

TRATAMENTO EM 5 ETAPAS

4.2

HÁBITOS FINANCEIROS

4.3

DECISÕES FINANCEIRAS

4.4

DOUTOR Z: REVENDO HÁBITOS E USANDO A RAZÃO

5

INVESTINDO NA SAÚDE FINANCEIRA

5.1

DEFININDO OBJETIVOS FINANCEIROS

5.2

O QUE É PRECISO SABER ANTES DE COMEÇAR A INVESTIR

5.3

CLASSIFI CANDO INVESTIMENTOS

5.4

ATIVOS FINANCEIROS

5.5

DOUTOR Z: ALOCAÇÃO DE ATIVOS

ATIVOS FINANCEIROS

Chegamos, finalmente, à última etapa desse livro, que irá discorrer sobre os principais investimentos do mercado financeiro. Nesse ponto você já remodelou seus paradigmas, encontrou um ou mais propósitos para administrar bem seu dinheiro, sabe gerenciar seu Balanço Patrimonial e Fluxo de Caixa, aprendeu a dominar seus hábitos e a decidir melhor, definiu objetivos e prioridades, tem consciência de que rentabilidade é apenas um elemento do tripé dos investimentos, restando-lhe agora iniciar a construção de sua carteira de ativos

CADERNETA DE POUPANÇA

A Caderneta de Poupança é um produto financeiro bastante popular no Brasil, tendo como principal característica a sua simplicidade e confiança por parte dos investidores.

TÍTULOS PÚBLICOS (TESOURO DIRETO)

Um investimento em renda fixa que vem se tornando cada vez mais utilizado no Brasil são os títulos do Governo Federal. Basicamente, você estará emprestando dinheiro para o governo que irá lhe devolver, no futuro, o capital investido acrescido de juros.

CERTIFICADO DE DEPÓSITO BANCÁRIO (CDB)

Os CDBs são aplicações em renda fixa oferecidas por instituições financeiras habilitadas. Quando você compra um CDB, na verdade, está emprestando dinheiro para o banco, que irá lhe pagar juros por isso.

AÇÕES

Investir em ações significa se tornar sócio de uma grande empresa, podendo ganhar dinheiro se a ação da empresa valorizar (e perder, se desvalorizar), além de receber parte do lucro distribuído periodicamente aos acionistas (dividendos)

FUNDOS

Fundo de investimento é um produto oferecido por instituições financeiras, em que se reúne um grupo de pessoas para investir dinheiro em determinados ativos. As vantagens de um fundo é que ao reunir uma quantidade grande de pessoas, viabiliza-se o acesso de cada uma delas a investimentos onde, com pouco dinheiro, não conseguiriam investir.

FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Essa modalidade de fundo possui características bastante distintas dos demais explicados do item anterior, e por essa razão está sendo tratado separadamente. Fundos imobiliários são uma maneira interessante de investir em imóveis, sem as “dores de cabeça” da compra direta e sem a necessidade de um grande volume de investimento

LCI E LCA

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são investimentos em renda fixa pouco conhecidos do público em geral. A LCI é um título emitido por uma instituição financeira que tem como lastro operações realizadas com o setor imobiliário. Explicando de maneira simples, significa que você está emprestando dinheiro para outras pessoas comprarem imóveis, com a intermediação de uma instituição financeira, e receberá esse dinheiro com juros muitas vezes bastante convidativos, ao longo do tempo. Já a LCA se relaciona a direitos creditórios associados ao setor agropecuário. Ou seja, é muito parecido com a LCI, mas ao invés de o dinheiro serdestinado para o mercado imobiliário, financia operações voltadas ao agronegócio.

PREVIDÊNCIA PRIVADA

Uma modalidade de investimento cada vez mais difundida entre os brasileiros são as previdências privadas. Elas se caracterizam por ser uma modalidade de fundo com regras específicas e bastante complexas. Dois conjuntos de letrinhas que você certamente irá se deparar ao pesquisar sobre previdência são VGBL e PGBL. A seguir, as características gerais desse investimento serão expostas.

Compartilhe com seus amigos:
Compartilhe com seus amigos:
Termos de Uso | Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.