Livros

Investimentos para Médicos: Deixe o dinheiro dar plantão por você

Leia o Livro Completo
Índice
5.3

CLASSIFI CANDO INVESTIMENTOS

No presente Capítulo 5, começamos estudando a importância de possuir objetivos fi nanceiros claros, e no tópico seguinte demos início a nossa viagem rumo ao mundo dos investimentos, com algumas dicas de extrema relevância. Uma delas foi a de que não devemos focar todas as nossas energias apenas na busca de melhores rentabilidades. Vimos que, igualmente importante, considerando-se o tripé dos investimentos, estão o tempo que seu dinheiro permanecerá investido e o saldo fi nal disponível (diferença entre receitas e despesas) para aplicação. Com tal conhecimento em mente, que signifi ca ter consciência de que rentabilidade faz parte de todo um contexto, chega-se ao ponto em que iremos explorar diversas modalidades de investimentos que irão potencializar a saúde de seu bolso e fazer com que mais objetivos sejam alcançados em sua vida.

QUANTO AO MERCADO

De forma coloquial, utilizamos os termos poupar e investir de maneira indistinta. Todavia, existe uma diferença fundamental entre eles. Poupar é o ato de juntar dinheiro através de uma restrição de consumo (ganhar mais do que gasta), enquanto investir significa assumir riscos ao aplicar seus recursos financeiros8.

QUANTO À REMUNERAÇÃO

Outra classificação importante, relacionada a investimentos, refere-se às denominações: Renda Fixa e Renda Variável. A principal diferença entre elas é que na renda fixa o investidor sabe, no início da aplicação, como seu capital será remunerado. Já em renda variável, não é possível prever o que acontecerá com o dinheiro no futuro

Compartilhe com seus amigos: