Livros

Investimentos para Médicos: Deixe o dinheiro dar plantão por você

Leia o Livro Completo
Índice
5.5

DOUTOR Z: ALOCAÇÃO DE ATIVOS

Até aqui você acompanhou toda uma trajetória realizada por nosso colega, Doutor Z. Viu de perto toda sua inquietação quanto aos rumos que as finanças de sua família estavam tomando, a fase de elaboração do Balanço Patrimonial e Fluxo de Caixa, o diagnóstico, o tratamento através de mudança de hábitos e melhoria nas tomadas de decisões, culminando na definição dos objetivos financeiros, expostos nesse Capítulo 5.

ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DOS OBJETIVOS

No item 1.2 Simulações e estratégias para alcançar objetivos, pudemos acompanhar como Doutor Z estruturou seus objetivos redefinindo prazos, valor de cada meta, simulando rentabilidades, chegando à situação exposta no quadro abaixo.

AVALIANDO RISCOS

Provavelmente, o mais relevante benefício de realizar uma simulação financeira é avaliar/compreender os riscos envolvidos. Isso porque, principalmente nos objetivos de maior prazo, a chance de errarmos o resultado final é enorme. Mas o interessante é estarmos preparados para as adversidades e oportunidades que forem se apresentando ao longo do caminho.

ESCOLHENDO OS INVESTIMENTOS

Chegamos à última decisão de Doutor Z, que significa alocar seu saldo final da maneira que julgar mais adequada para a conquista de seus objetivos.

GOZANDO A NOVA FASE

O próximo passo de Doutor Z foi deixar claro para toda família que agora estavam num ciclo de prosperidade financeira, em que o diálogo franco e sincero permitiu com que traçassem objetivos que atendessem a todos, e que isso iria transformar-se em um hábito dentro do ambiente familiar. Tudo planejado, agora o maior desafio seria estudar cada vez mais finanças pessoais, buscando refinar as tomadas de decisão, e buscar adquirir bons hábitos financeiros que transformassem o bom gerenciamento do dinheiro algo normal e corriqueiro. Ao final de todo esse processo, Doutor Z sentiu-se mais confiante e tranquilo. Conseguia olhar para um futuro onde suas prioridades atendiam seus verdadeiros propósitos. E o melhor: guardar dinheiro começou a fazer sentido.

Compartilhe com seus amigos: