Quando um paciente é aconselhado por um médico a se alimentar melhor e fazer atividades físicas (seja para ajudar na cura de um mal ou apenas prevenindo futuras doenças), mostra-se fundamental que o paciente se prepare para adquirir esses novos hábitos. Isso significa que, antes de iniciar uma atividade física e mudanças na dieta, seria interessante consultar especialistas nas áreas físicas e nutricionais de forma a avaliar suas condições atuais, verificar quais esportes são os mais adequados para o caso, orientar na própria execução dos exercícios a serem realizados para evitar sobrecarga e lesões, receitar uma dieta balanceada que permita uma vida saudável, e por aí vai. O que estamos querendo concluir é que se devemos nos preparar para investir em nossa própria saúde, não será diferente quando o assunto for investimentos financeiros
Quando uma pessoa se interessa por educação financeira e consegue reservar parte de seu dinheiro para investir, a primeira pergunta que lhe vem à cabeça é: onde posso aplicar meu dinheiro de forma que ele possa render o máximo possível?
Ainda nesse Capítulo 5, iremos não só apresentar diversas modalidades de investimentos, como também oferecer dicas sobre o que levar em consideração no momento de escolher seus ativos. Todavia, tão importante quanto saber o que fazer é ter consciência sobre o que NÃO deve ser feito. Para tal, você verá a seguir alguns exemplos sobre como não tomar uma decisão de investimento.
No tópico anterior, vimos algumas dicas sobre como NÃO investir seu saldo final. O próximo passo que será compreender quais variáveis deverão ser consideradas ao escolher entre um investimento ou outro.