O estudo de Finanças Pessoais, de forma simplificada, pode ser resumido em entender como funciona a dinâmica de entrada e saída de recursos financeiros de nosso bolso e como essa circulação do dinheiro pode gerar riqueza ou endividamento
Tendo em mãos os exames relativos ao Balanço Patrimonial e Fluxo de Caixa, é preciso diagnosticar com elevado grau de precisão as causas de problemas como alto nível de endividamento e não acumulação de patrimônio.
Depois de apresentado o diagnóstico de uma saúde financeira frágil, vejamos qual a dinâmica de um organismo financeiro saudável, que baseia-se na seguinte premissa.“Ser rico é ter liberdade de escolhas”
Note que o resultado final de seu patrimônio depende muito mais de suas escolhas sobre como alocar o dinheiro disponível do que de quanto você ganha.
O conceito de independência financeira pode diferir entre um autor e outro, sendo que nesse livro apresentaremos uma forma de interpretação bastante útil, dentro do contexto estudado até agora. Consideremos que uma pessoa será financeiramente independente se possuir um total de Ativos R que gere receita passiva maior que suas despesas.