Livros

Manual de Cardiologia para Graduação

Leia o Livro Completo
Índice
3.3

CLASSIFICAÇÃO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL

A linha demarcatória que define HAS considera valores de PA sistólica ≥ 140mmHg e ∕ ou de PA diastólica ≥ 90mmHg em medidas de consultó

NORMOTENSÃO VERDADEIRA

As medidas de consultório são consideradas normais, desde que atendidas todas as condições determinadas nessas diretrizes. Adicionalmente, deve-se considerar médias de pressão na AMPA ou MRPA ou, ainda, no período de vigília pela MAPA < 130 x 85mmHg.

HIPERTENSÃO SISTÓLICA ISOLADA

É o comportamento anormal da PA sistólica com a PA diastólica normal. A hipertensão sistólica isolada e a pressão de pulso (PAS-PAD) são fatores de risco importantes para doença cardiovascular em pacientes de meia-idade e idosos.

HIPERTENSÃO DO AVENTAL BRANCO

Primeiramente, o efeito do avental branco é a diferença de pressão obtida entre a medida conseguida no consultório e fora dele, desde que essa diferença seja igual ou superior a 20mmHg na pressão sistólica e ∕ ou de 10mmHg na pressão diastólica.

HIPERTENSÃO MASCARADA

Caracterizada por valores normais de PA no consultório (< 140/90mmHg), porém com PA elevada pela MAPA, durante o período de vigília, ou na MRPA. Essa condição deve ser pesquisada em indivíduos com PA normal ou limítrofe e em hipertensos controlados com sinais de lesões em órgãos-alvo, história familiar positiva para HAS, risco cardiovascular alto e medida casual fora do consultório anormal

Compartilhe com seus amigos:
Compartilhe com seus amigos: