Livros

Manual de Cardiologia para Graduação

Leia o Livro Completo
Índice
1.1

ANATOMIA FUNCIONAL DO CORAÇÃO

O coração é um órgão cavitário oco formado por quatro cavidades organizadas a partir do tecido cardíaco. Esse tecido cardíaco está desdobrado em três tecidos que juntos compõe a própria estrutura do coração: Epicárdio, miocárdio e endocárdio. O epicárdio camada tecidual serosa mais externa do coração, enquanto o endocárdio é a camada interna contínua com a estrutura do endotélio do vasos que chegam e saem do coração.O miocárdio, por sua vez, é a camada média, o tecido cardíaco de função, com estruturas elétricas associadas.

ESTRUTURA ELÉTRICA DO CORAÇÃO

Iremos encontrar no coração dois tipos de estruturas elétricas: as células que compõem o tecido de geração do potencial de ação cardíaco, cuja organização é denominada marcapasso cardíaco, e as células que se organizam a partir da composição do próprio miocárdio para conduzir o impulso elétrico, denominado sincício cardíaco. Vamos estudar separadamente a organização destes tecidos para poder unir tal informação quando descrevermos a propagação do potencial de ação cardíaco.

MARCAPASSOS ATRIAIS

O marcapasso atrial, nó sinoatrial (NSA) e nó atrioventricular (NAV) são as estruturas responsáveis pela geração do potencial de ação cardíaco, sendo o NSA localizado na parede do átrio direito, na desembocadura das veias cavas, enquanto o NAV está situado imediatamente acima da inserção do anel valvar atrioventricular direito. Pela própria localização das estruturas, podemos definir suas funções.

O SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO ELÉTRICA DO CORAÇÃO

O sincício atrial e o sistema His-Purkinje permitem a distribuição do potencial de ação cardíaco para dar ritmo, periodicidade e cronologia ao ciclo cardíaco. Para seu estudo, vamos analisar as funções de transferência do impulso cardíaco célula a célula através das junções comunicantes GAP ou conexinas (vistas na figura 6) e posteriormente, sua participação na função do coração.

Compartilhe com seus amigos:
Compartilhe com seus amigos: