Livros

Manual de Cardiologia para Graduação

Leia o Livro Completo
Índice
9.3

DISTÚRBIOS DE CONDUÇÃO ATRIOVENTRICULAR

Os bloqueios atrioventriculares (BAV) são distúrbios da condução decorrentes da lentificação da condução nos átrios, no nó atrioventricular (NAV), podendo ser ou no feixe de His e seus ramos. Há um bloqueio ou retardo acentuado, transitório ou permanente, da condução do estimulo estímulo elétrico dos átrios para os ventrículos. Os bloqueios podem ser benignos ou malignos, dependendo da altura em que ocorrem. Em geral, os bloqueios benignos ocorrem no NAV e os malignos no feixe de His ou em seus ramos direito ou esquerdo

ACHADOS CLINICOS

A bradicardia sinusal é, geralmente,, assintomática, mas pode aparecer na forma de tontura, fadiga, intolerância aos esforços e, raramente, pré- -síncope e síncope. Ao exame físico, pode haverhá hipotensão ortostática e congestão pulmonar.

DIAGNÓSTICO E EXAMES COMPLEMENTARES

O diagnóstico baseia-se no exame clínico e na realização de provas eletrocardiográficas

TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS DE CONDUÇÃO ATRIOVENTRICULAR

O tratamento é indicado somente nos casos em que a bradicardia, independente do seu tipo ou causa, provoca uma redução significativa na pressão arterial sistêmica, com sinais clínicos de baixo débito cardíaco ou quando surgem focos de despolarização ectópica.

Compartilhe com seus amigos:
Compartilhe com seus amigos: