Livros

Manual de Cardiologia para Graduação

Leia o Livro Completo
Índice
17.4

ECOCARDIOGRAFIA

A ecocardiografia é considerada um dos métodos de imagem mais importantes para diagnosticar doenças cardiovasculares, e isso se deve à sua capacidade de avaliação anatômica e funcional das diversas estruturas cardíacas. Ela envolve a utilização do ultrassom para examinar o coração através de imagens geradas pelo retorno das ondas sonoras, ecos, que foram previamente emitidos por dispositivos denominados de transdutores.

ECOCARDIOGRAMA TRANSTORÁCICO

A ecocardiograma transtorácico (ETT) é o tipo mais comum, onde as imagens do coração são obtidas a partir da movimentação do aparelho pelo médico na região tóraco-abdominal. É indicado para acompanhar e diagnosticar cardiopatias congênitas, avaliar a função cardíaca pós-infarto, identificar causas de insuficiência cardíaca e diagnosticar doenças pericárdicas.

ECOCARDIOGRAMA SOB ESTRESSE

O ecocardiograma sob estresse é o exame feito antes e depois do coração ser exposto a um estresse ou farmacológico ou físico e é indicado para diagnosticar doença arterial coronariana.

ECOCARDIOGRAMA TRANSESOFÁGICO

O ecocardiograma transesofágico (ETE) utiliza uma sonda inserida via oral, com necessidade de anestesia local, e serve para complementar o ETT. As imagens obtidas são mais nítidas, devido a sua proximidade com o músculo cardíaco e a ausência de bloqueio das ondas sonoras pelos pulmões e estruturas ósseas. É indicado para monitorar funcionamento cardíaco durante procedimento cirúrgico, orientar durante cateterismo cardíaco, avaliar função de próteses valvares, investigar tumores intracardíacos, diagnosticar e monitorar tromboembolismo pulmonar, endocardite, dissecção de aorta e doença cardioembólica

ECOCARDIOGRAMA COM DOPPLER

Da mesma forma que é possível obter imagens das estruturas do coração, também é possível obter dos fluxos cardíacos. O ecocardiograma com Doppler é utilizado para complementar outros exames a fim de avaliar a velocidade e integridade do fluxo cardíaco e a pressão sanguínea. Como foge ao escopo de um livro geral de cardiologia, descreveremos as modalidades que fazem parte do estudo ecocardiográfico dito “convencional”:

Compartilhe com seus amigos:
Compartilhe com seus amigos: