Livros

Manual de Cardiologia para Graduação

Leia o Livro Completo
Índice
10.9

INSUFICIÊNCIA PULMONAR

A insuficiência pulmonar é caracterizada pelo refluxo sanguíneo da artéria pulmonar para o VD devido a uma incapacidade de oclusão total de seus folhetos durante a diástole

ETIOLOGIA DA INSUFICIÊNCIA PULMONAR

Sua principal causa é a dilatação do anel valvar devido à hipertensão pulmonar, seguido por endocardite infecciosa, causa iatrogênica e congênita. Quando congênita, geralmente, está associada a outras malformações.

FISIOPATOLOGIA DA INSUFICIÊNCIA PULMONAR

Devido ao refluxo ocasionado pelo mau fechamento da válvula, ocorre SVD e, consequentemente, dilatação e hipertrofia. No curso da doença, os pacientes são assintomáticos até que se agravem em decorrência da hipertensão pulmonar, evoluindo com insuficiência ventricular direita.

SINAIS E SINTOMAS DA INSUFICIÊNCIA PULMONAR

Inicialmente, os pacientes são assintomáticos, mas evoluem com dispneia, fadiga, dor torácica, turgência jugular e outros sintomas de insuficiência ventricular direita.

EXAME FÍSICO PARA DIAGNÓSTICAR A INSUFICIÊNCIA PULMONAR

É possível palpar as pulsações sistólicas na região paraesternal esquerda (local do VD) e dilatação da artéria pulmonar.

EXAMES COMPLEMENTARES PARA DIAGNÓSTICAR A INSUFICIÊNCIA PULMONAR

Ecocardiograma Exame indicativo da natureza, local e grau de insuficiência. Demonstra sinais de hipertensão pulmonar e hipertrofia ventricular direita.

TRATAMENTO DA INSUFICIÊNCIA PULMONAR

indicada a cirurgia com substituição da valva para os pacientes sintomáticos e com insuficiência importante, pois melhora toda a sintomatologia do paciente de insuficiência e dilatação ventricular direita.

Compartilhe com seus amigos:
Compartilhe com seus amigos: