Livros

Manual de Clínica Médica

Leia o Livro Completo
Índice
9.3

ANEMIA DA INFLAMAÇÃO

Conhecida também como anemia de doença crônica, trata-se de uma síndrome que caracteriza anemia em pacientes com condições inflamatórias subjacentes, por exemplo, doenças neoplásicas, infecciosas (viral, bacteriana, fúngica, parasitária), doenças reumatológicas e outras situações que levem a um processo de ativação imune, uma vez que há falha da medula óssea em aumentar a eritropoiese suficientemente para compensar a menor sobrevida das hemácias.

EPIDEMIOLOGIA DA ANEMIA DA INFLAMAÇÃO

A anemia da inflamação é a segunda causa mais frequente de anemia, sendo superada somente pela anemia ferropriva.

CAUSAS ASSOCIADAS A ANEMIA DA INFLAMAÇÃO

Doenças infecciosas ou inflamatórias agudas ou crônicas podem ser a etiologia da anemia da inflamação, incluindo tuberculose, endocardite e osteomielite.

ETIOPATOGENIA A ANEMIA DA INFLAMAÇÃO

É influenciada pela condição inflamatória subjacente que leva a liberação de citocinas (interleucinas - IL-1, IL-10-, fator de necrose tumoral - TNF-alfa) através de monócitos ativados, e liberação de interferon (IFN) beta e gama pelos linfócitos T

QUADRO CLÍNICO DA ANEMIA DA INFLAMAÇÃO

O paciente geralmente tem uma doença conhecida (infecções, neoplasia, doença inflamatória intestinal, renal crônica, doenças autoimunes como lúpus) ou uma doença ainda não diagnosticada e apresenta-se com anemia normocítica ao hemograma.

DIAGNÓSTICO DA ANEMIA DA INFLAMAÇÃO

Devemos suspeitar de anemia da inflamação em pacientes com infecções, inflamações (na maioria das vezes crônicas) ou neoplasias malignas, que tenham anemia leve a moderada (Hb não costuma ser menor que 8 g/dL), normocítica, normocrômica, com reticulócitos normais ou pouco reduzidos. O diagnóstico é baseado em critérios clínicos e laboratoriais.

TRATAMENTO DA ANEMIA DA INFLAMAÇÃO

Consiste no tratamento da doença de base com o objetivo de corrigir os mecanismos envolvidos no desenvolvimento da anemia.

Compartilhe com seus amigos:
Compartilhe com seus amigos: