Neoplasia que se localiza preferencialmente nas aréolas mamárias, podendo acometer, menos comumente, outras áreas (Doença de Paget Extramamária)1,4,12. Se relaciona com adenocarcinoma ductal in situ12.
Lesão eritemato-descamativa, infiltrada, com presença de crostas e exsudação serosa ou sanguinolenta que acomete a aréola mamária. Pode evoluir para úlcera, piorando os sintomas de dor, prurido e ardência2,4. Está associada na maioria dos casos com adenocarcinoma ductal4,12.
O exame histopatológico revela células malignas (células de Paget) na epiderme que não atravessam a membrana basal. A citologia e a imunohistoquímica também podem auxiliar no diagnóstico1,4,12.
Diagnóstico diferencial da doença de Paget se faz com várias doenças, como eczema da mama, principalmente de contato, doença de Bowen, psoríase e carcinoma basocelular superficial
O tratamento é semelhante àquele que ocorre no adenocarcinoma da mama