Livros

Manual Prático para Urgências e Emergências Clínicas

Leia o Livro Completo
Índice
4.3

INTRODUÇÃO DE HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA

Hemorragia digestiva baixa (HDB) refere-se ao sangramento intraluminal, originado de qualquer segmento localizado distalmente ao ligamento de Treitz, podendo se manifestar como sangramento oculto, melena, fezes de cor marrom e enterorragia. Melena: evacuação pelo ânus de sangue misturado com fezes, isolado ou preto digerido.

ETIOLOGIA DE HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA

Em 95-97% dos casos, o cólon é a principal causa de hemorragia e o restante, 3-5%, pode acometer diferentes locais do intestino delgado. A causa da HDB está fortemente relacionada à idade do paciente e localização anatômica. O primeiro tem média aproximada de 65 anos e está atrelado a um aumento paralelo de doenças adquiridas, como diverticulose e angiodisplasias (são responsáveis por hemorragias severas em 60-80% dos casos)

ANAMNESE DE HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA

Vale lembrar que pacientes não idosos e sem comorbidades pulmonares ou cardíacas podem cursar com sangramentos maciços e não apresentarem alterações hemodinâmicas que sejam clinicamente mensuráveis. Todavia, os pacientes com doenças graves ou mais idosos podem ter alterações clínicas intensas, mesmo com baixos volumes de perda sanguínea.

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS DE HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA

É importante investigar sinais de palidez cutâneo-mucosa, hipotensão, pulso fino e filiforme, taquicardia e correlacionar com a perda sanguínea, sudorese, extremidade frias e pegajosas, cianose periférica (avaliação hemodinâmica).

DIAGNÓSTICO DE HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA

Realizar coleta imediata dos exames laboratoriais: hemograma, glicemia, ureia e creatinina, tipagem sanguínea, tempo de protrombina (TP), tempo de tromboplastina parcialmente ativada (TTPA), eletrólitos e gasometria arterial.

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA

Investigar substâncias que alterem a cor das fezes, como beterraba, sulfato ferroso, bismuto, entre outros. É sempre importante excluir hemorragia digestiva alta, a qual normalmente apresenta vômito, hematêmese e sintomas como dor epigástrica. Além disso, é imprescindível lembrar que a distribuição das patologias que fazem diagnóstico diferencial com o quadro, varia segundo a faixa etária. Nas crianças temos: pólipo juvenil, divertículo de Meckel e doença inflamatória

TRATAMENTO DE HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA

O tratamento de uma forma geral requer: • Dieta zero; • Acessos venosos; • Sonda nasogástrica;

Compartilhe com seus amigos: