Imagine um aparato de bombeamento de algum líquido que consegue, de acordo com as próprias necessidades, através de um software avançado, reduzir ou aumentar o seu diâmetro, suas pressões internas, modificar o fluxo em seu interior, deixar mais líquido no reservatório e menos líquido corrente ou vice-versa, aumentar a força da bomba – tudo sem a necessidade de um operador manual. Pois bem, esta máquina perfeita existe e está dentro de cada um de nós. Os vasos sanguíneos são mais do que apenas tubos em um sistema de hidráulico de pressão. Como vimos, são estruturas de lúmen adaptável, e quem controla isso não é um software.
O fluxo sanguíneo é o movimento contínuo do sangue através do sistema cardiovascular, resultado dos gradientes de pressão criados pela bomba do sistema, o coração
A distensibilidade vascular e a complacência vascular são conceitos interligados. A distensibilidade é o percentual do aumento do volume a partir de aplicada uma determinada pressão. Enquanto que a complacência ou capacitância é o aumento absoluto do volume a partir de aplicada uma determinada pressão. Ou seja, quanto um vaso pode acomodar de volume a depender do aumento da pressão.
A pressão arterial é um dado clínico de suma importância na rotina de consultório. Por isso, precisamos dedicar uma atenção especial em todos os seus conceitos (todo médico precisa entender a pressão arterial). A pressão sanguínea é definida como a força exercida pelo sangue contra qualquer unidade de área da parede vascular e a unidade utilizada é milímetros de mercúrio (mmHg). Isso significa que, por exemplo, uma pressão de 100 mmHg realizada pelo sangue contra a parede de um vaso sanguíneo é suficiente para suspender a coluna de mercúrio de um manômetro em 100 mm.
Os fatores reguladores mais importantes da pressão arterial são a resistência periférica e o débito cardíaco
O pulso é o reflexo do estiramento das artérias ao receber a energia propagada pela contração cardíaca. Podemos senti-lo em algumas artérias superficiais, como a artéria radial, e por isso, é uma das formas de avaliação indireta do sistema circulatório no exame clínico.