Livros

Sistema Endócrino - Coleção Medicina Resumida

Leia o Livro Completo
Índice
7.6

ESCROTO

O escroto é um saco de tecido cutâneo e fibromuscular que aloja os testículos e a parte inferior dos funículos espermáticos. Se localiza suspenso, inferior e posteriormente ao pênis e é composto por pele, músculo dartos e as fáscias espermática externa, cremastérica e espermática interna.

PÊNIS

O pênis é o órgão de cópula masculino e é totalmente coberto por tecido cutâneo. Ele conduz a maior parte da uretra, que é canal de passagem comum para o sêmen e para a urina. Ele possui uma raiz que é fixa no períneo e um corpo que é livre e pendular

PÊNIS: VASCULARIZAÇÃO E DRENAGEM LINFÁTICA

A irrigação é realizada pela artéria perineal, ramo da artéria pudenda interna; pela artéria do bulbo do pênis que é curta e larga e irriga corpo esponjoso e glândula bulbouretral; pela artéria profunda do pênis (artéria cavernosa) que é um ramo terminal da artéria pudenda interna e segue nos corpos cavernosos se tornando contorcidas e dilatadas.

PÊNIS: INERVAÇÃO

A inervação do pênis é bem rica. Ele recebe nervos para os corpos cavernosos que possuem componentes simpáticos e parassimpáticos. Esses nervos cavernosos entram na raiz do pênis para também inervar o tecido erétil do corpo esponjoso e a uretra do pênis. O principal nervo sensitivo do pênis é o nervo dorsal do pênis.

PÊNIS: ESTRUTURA HISTOLÓGICA

É formado por 3 corpos de tecido erétil: 2 corpos cavernosos e 1 corpo esponjoso ou corpo cavernoso da uretra, já que a envolve. Na uretra se encontram glândulas produtoras de muco (glândulas de Littré) e a maior parte dela é revestida por epitélio pseudoestratificado colunar e na glande se torna estratificado pavimentoso.

OS MÚSCULOS DO PERÍNEO E OS PROCESSOS DE EREÇÃO, EMISSÃO, EJACULAÇÃO E REMISSÃO

Os músculos superficiais do períneo são importantes para a ocorrência dos eventos que ocorrem durante a relação sexual. São eles os músculos transversos superficiais do períneo, os bulboesponjosos e os isquiocavernosos.

Compartilhe com seus amigos:
Compartilhe com seus amigos: