Livros

Sistema Endócrino - Coleção Medicina Resumida

Leia o Livro Completo
Índice
1.3

OS HORMÔNIOS

Os hormônios são substâncias químicas produzidas por glândulas ou células endócrinas e que percorrem a corrente sanguínea para transmitir uma mensagem, por isso são também chamados de mensageiros químicos. Essa mensagem será passada apenas para as células que tem receptores que respondem a esses hormônios, as chamadas células alvo.

TIPOS DO OS HORMÔNIOS

• Os endócrinos: são produzidos por uma célula e transportados pela corrente sanguínea para agir em outras células distantes. • Os parácrinos: agem nas células ao redor das células que os produziu, não precisando percorrer o sangue, ou seja, eles atuam localmente. • Os autócrinos: são produzidos por uma determinada célula para atuar nos seus próprios receptores.

SECREÇÃO, TRANSPORTE E METABOLISMO DO OS HORMÔNIOS

Obviamente, para esses hormônios chegarem na corrente sanguínea precisam ser secretados e alguns deles, senão a maioria, apresentam um padrão de secreção pulsátil. Isso quer dizer que as taxas de secreção atingem picos e declínios que são influenciados por fatores periódicos como o ciclo circadiano, alterações sazonais, etapas do desenvolvimento e envelhecimento e pelo sono. Esse padrão de secreção pulsátil dos hormônios tem importância também terapêutica, na medida em que for preciso ocorrer alguma reposição hormonal.

Compartilhe com seus amigos:
Compartilhe com seus amigos: