Livros

Sistema Nervoso - Coleção Medicina Resumida

Leia o Livro Completo
Índice
11.5

A RETINA

A retina é o sítio de recepção da informação visual. É, em conjunto com o nervo óptico, componente do encéfalo. Assim, a luz, ao entrar no olho, incide sobre os fotorreceptores presentes na retina. Eles, basicamente, direcionam o sinal para células bipolares, e de lá para células ganglionares, que disparam potencial de ação para se propagar pelo nervo óptico para o encéfalo.

ORGANIZAÇÃO

As células se organizam em camadas. Sendo que estão em sentido oposto, ou seja, a luz tem que atravessar as células ganglionares e bipolares antes de alcançarem os fotorreceptores.

FOTORRECEPTORES

Cada fotorreceptor, basicamente, tem um segmento externo, outro interno, corpo celular e terminações sinápticas. O segmento externo tem discos membranosos, ricos em fotopigmentos, sensíveis a luz, cuja absorção de luz provoca alteração no potencial de membrana.

FOTORRECEPTORES - BASTONETES

Os princípios que regem a transdução do sinal, basicamente, envolvem receptores acoplados a proteína G, e toda uma cascata de reações que levam a alteração no potencial da membrana no fotorreceptor. Assim, quem é que estimula esse receptor? Um fotopigmento, que corre na luz até alcançar a retina.

FOTORRECEPTORES - CONES

Enquanto que nos bastonetes, um aumento de luz já provoca queda de GMPc até levar a saturação da luz (ou seja, luz adicional não estimula mais eles), nos cones, esse limiar é diferente, requerendo mais energia para desbotar eles e provocar a saturação.

PROCESSAMENTO

Ainda há muito o que entender quanto ao processamento na retina. Mas, o que se sabe, é que sinais de saída codificam a imagem a ser conduzida ao SNC. Lembrando que quem dispara PA são as células ganglionares. As demais respondem a estímulos com alterações graduais de potencial de membrana.

SAÍDA DA RETINA

A única fonte de saída de sinais da retina para encéfalo é via células ganglionares. Eles possuem campos receptivos, e tem correspondência com as células bipolares.

Compartilhe com seus amigos:
Compartilhe com seus amigos: