Livros

Sistema Nervoso - Coleção Medicina Resumida

Leia o Livro Completo
Índice
8.2

AS VEIAS CEREBRAIS

A drenagem venosa no sistema nervoso central possui certas particularidades. Suas veias não possuem válvulas, e com isso o fluxo pode ser bidirecional. Além disso, as veias não acompanham as artérias em seus territórios de irrigação e drenagem, como ocorre com as veias nos demais locais do corpo.

SISTEMA NERVOSO SUPERFICIAL, SUPERIOR OU SUPRATENTORIAL

A drenagem pelo sistema venoso superficial é a que vem do córtex e da substância branca subjacente. O sangue venoso é drenado do parênquima por veias que passam pelo espaço subaracnoide, e elas incluem: veia anastomotica superior (de Trolard – mais proeminente no lado não- -dominante); veia cerebral dorsal superior; veia cerebral media superficial; e a veia anastomotica inferior (de Labbe – mais proeminente no lado dominante).

SISTEMA VENOSO PROFUNDO

Este grupo também se subdivide em três grupos: medular, subependimaria e paramediana. As veias medulares são minúsculas, originadas a 1 a 2 cm abaixo do córtex cerebral, cursando, pela substancia branca, em direção aos ventrículos, desembocando nas veias subependimárias. Não costumam aparecer nos exames de imagem.

Compartilhe com seus amigos:
Compartilhe com seus amigos: