O tato consiste na sensação tátil que começa na pele (tanto pilosa quanto glabra), importante elemento protetor do organismo e essencial para evitar perda hídrica para o meio externo, além de ser o órgão de contato direto do organismo com o meio
A dor é algo que incomoda, irrita, tira o sono e o sossego, e ainda pode cronificar, alterar a rotina, os hábitos do indivíduo, entre outros, tudo isso porque a pessoa sente dor. E muitos acham (e com razão) que a dor é algo ruim. Muitos até desejariam não sentir dor, mas alguém já se perguntou o porquê de sentir dor? Até existem casos de alterações congênitas em que o indivíduo nasce sem sentir dor.
O funcionamento das células é dependente da temperatura, pois, como vimos em química, a velocidade de uma reação depende da temperatura, e com isso as células precisam de meios de regular a temperatura corpórea de modo a manter em faixas adequadas para seu funcionamento.
A somestesia consiste no conjunto sequencial de neurônios, fibras nervosas e sinapses, capazes de representar estímulos ambientais que atingem o corpo, e conduzi-los a regiões cerebrais superiores, para transformar em percepção e emoção, sendo usados na modulação do comportamento. Ela engloba todas as modalidades sensoriais além dos sentidos especiais (gustação, visão, audição, olfação).
As modalidades sensoriais se dividem como primárias, incluindo dor, temperatura, ou vibração, vinda da estimulação dos receptores, ou secundarias, envolvendo a interpretação das modalidades primárias, como a discriminação entre 2 pontos, estereognosia ou grafestesia. As modalidades secundarias tem a complexidade de requerer o sistema nervoso central para a interpretação dos estímulos vindos do sistema sensorial somático. Abaixo, na tabela, alguns exemplos de termos semiológicos para algumas modalidades sensoriais e alterações patológicas destas.