Livros

Sistema Nervoso - Coleção Medicina Resumida

Leia o Livro Completo
Índice
9.6

CÓRTEX SOMATOSSENSORIAL

A maior parte do córtex destinada ao processamento somatossensorial está no lobo parietal. A área 3b de Brodmann (córtex somatossensorial primário) está no giro pós-central. A área 3b recebe um grande número de aferências do NVP do tálamo, e tem alta resposta aos estímulos somatossensoriais (mas não a outros estímulos). As áreas 1 e 2 recebem muitas aferências de neurônios da área 3b, onde a área 1 recebe informações sobre textura, e a 2 sobre tamanho e forma. O córtex somatossensorial é organizado, como todos os outros, em camadas. E as aferências talâmicas terminam na camada IV, que se projetam para outras camadas.

PLASTICIDADE DO MAPA CORTICAL

O mais interessante nesses estudos de córtex cerebral é que, se, por acaso, você perdesse a aferência de uma dada região do corpo, como em uma amputação de mão, a área que antes respondia como sensorial da mão, agora passará a responder pelas áreas próximas.

CÓRTEX PARIETAL POSTERIOR

A informação de diferentes tipos sensoriais não deve ser esquecida ou excluída do cérebro do indivíduo. Com isso, características de um dado objeto é integrado para compor a informação de características de um objeto, e você reconhece-lo.

Compartilhe com seus amigos:
Compartilhe com seus amigos: