O córtex visual primário, a área 17 de Brodmann, está no lobo occiptal, estando ao redor do sulco calcarino. É também chamado de córtex V1, ou estriado. Os axônios que se comunicam com ele vêm direto do NGL. E no córtex há uma característica de organização geral das imagens vindas da retina, que é conhecido como retinotopia, onde há correspondência a área da retina que se comunica com a área do NGL e do córtex visual.
Os seus campos receptivos são similares aos dos neurônios do NGL do tálamo, ou seja, pequenos, monoculares, organizados como centro-periferia. Porém, é bom lembrar que há camadas do córtex com células tendo campos binoculares, ou seja, respondendo a luz a qualquer um dos olhos.
O córtex visual primário é conhecido como V1, ou área visual 1 justamente por ser a primeira a receber informação do NGL. Porém, há várias outras áreas corticais que recebem aferências visuais. Ainda não se sabe exatamente a importância dessas outras áreas, mas o que se sabe é que é possível dividir em duas grandes vias: a via que se dirige ao lobo parietal, e outra para o lobo temporal.