Livros

Sistema Nervoso - Coleção Medicina Resumida

Leia o Livro Completo
Índice
1.6

DIVISÃO DO SISTEMA NERVOSO

Anatomicamente e funcionalmente, o sistema nervoso se divide em: Sistema Nervoso Central, aquele que está, por definição, dentro do esqueleto axial (composto por crânio e coluna vertebral); e Sistema Nervoso Periférico, como aquele que está fora do esqueleto axial.

A SUBSTÂNCIA BRANCA

Presente em toda a extensão do sistema nervoso central, a substância branca é composta por fibras nervosas mielinizadas. A bainha de mielina, formada pelos oligodendrócitos, está presente nos axônios. É envolta pelo córtex cerebral, externamente, e os ventrículos, internamente. Ela possui, no encéfalo, três tipos de fibras: fibras de projeção, fibras de associação e fibras comissurais (será visto com mais detalhes no capítulo 4). O córtex cerebral). Na medula, corresponde a região por onde passam os tratos e fibras com diversas funções.

A SUBSTÂNCIA CINZENTA

É a região onde se situam os corpos celulares, dendritos e algumas terminações axônicas importantes. No encéfalo, responde pelo córtex cerebral e os núcleos da base, e na medula corresponde as porções mais externas, além de ser a região de onde emerge ou por onde adentram neurônios dos gânglios espinais.

Compartilhe com seus amigos:
Compartilhe com seus amigos: