Livros

Sistema Nervoso - Coleção Medicina Resumida

Leia o Livro Completo
Índice
9.5

MEDULA ESPINAL

As fibras sensoriais adentram a medula pela raiz dorsal, sendo cada nervo espinal composto por axônios da raiz dorsal e ventral, que passam por forames entre as vértebras da medula, os forames intervertebrais.

A VIA LEMNISCO MEDIAL (OU COLUNA DORSAL)

Na medula, toda informação segue o mesmo trajeto, nos mesmos neurônios? Não. Existem neurônios destinados a conduzir cada tipo de estímulo. Por exemplo, a via que conduz a dor e a temperatura é diferente da via do tato. E, o tato, tem a via do lemnisco medial, ou lemniscal, na porção dorsal da medula, por onde segue ascendendo ao encéfalo.

VIA TÁTIL TRIGEMINAL

A via tátil trigeminal consiste na via responsável por conduzir as informações sensoriais da face, vinda dos ramos do nervo trigêmeo (o V par craniano), que chega ao encéfalo pela ponte. Há ainda a participação do nervo facial (VII), glossofaríngeo (IX) e o vago (X).

TRATO ESPINOTALÂMICO ANTERIOR

Os receptores da pele e dos órgãos se comunicam com neurônios que, ao entrar na medula pela raiz dorsal, fazem nova conexão

TRATO ESPINOTALÂMICO LATERAL

É a via que conduz informação de dor e temperatura da medula ao encéfalo. Elas adentram a medula pela raiz dorsal, entrando pelo corno dorsal da medula. Elas logo se ramificam, percorrendo o trato de Lissauer, tanto rostral quanto caudal, fazendo sinapse na região conhecida como substancia gelatinosa, no corno anterior. Seus neurotransmissores conhecidos são o glutamato (acredita-se) e a substancia P.

Compartilhe com seus amigos:
Compartilhe com seus amigos: