Livros

Sistema Nervoso - Coleção Medicina Resumida

Leia o Livro Completo
Índice
9.3

OS RECEPTORES

São os grandes responsáveis pela detecção de variações de elementos físicos e químicos no meio externo e interno, e fazem a conversão nos impulsos nervosos. Os tipos variam de acordo com a localização da fonte do estímulo, bem como o tipo de informação a ser processada. Podem ser exteroceptores, caso sejam responsáveis por detectar estímulos do meio externo, ao passo que os interoceptores detectam estímulos no próprio organismo (por isso também são conhecidos como visceroceptores)

RECEPTORES ENCAPSULADOS

Os encapsulados seriam os envolvidos com o tato epicrítico, ou seja, o tato fino (percepção da vibração, discriminação de 2 pontos, pressão, etc). Ainda são pouco conhecidos seus mecanismos de ação. Sabe-se que existem terminações envolvidas com percepção do movimento dos pelos e na percepção da temperatura, enquanto que outros estão em regiões de tato refinado, como palmas das mãos e planta dos pés, lábios, envolvidos com toque e pressão

TERMINAÇÕES NERVOSAS LIVRES

Já as terminações nervosas livres estariam envolvidas com o tato protopático (dor e temperatura). Basicamente se localizam entre a epiderme e a camada de tecido conjuntivo. Elas, embora sejam frequentemente encontradas nas fendas entre as células epidérmicas, estão em todos os locais do corpo. No geral, transmitem informações nociceptivas e térmicas. Os discos de Merckel, por sua vez, costumam se reunir nas polpas digitais, envolvidos com toque e pressão, ao passo que as terminações de Krause estariam em lábios e genitais.

RECEPTORES ESPECÍFICOS - PROPRIOCEPTORES

Podem ainda ser vistos fusos musculares entre as fibras, e outros receptores nos tendões, e em capsulas articulares, envolvidos com a detecção do grau de estiramento do musculo. Os fusos musculares seriam corpos bem finos que se entrelaçam nas fibras musculares (as intrafusais).

RECEPTORES ESPECÍFICOS - NOCICEPTORES

São ativados por estímulos que tem o potencial de causar lesão nos tecidos. Danos podem ser de estímulo mecânico forte, temperaturas extremas, hipóxia, e exposição a agentes químicos, etc.

RECEPTORES ESPECÍFICOS - TERMORRECEPTORES

Como o nome diz, são sensíveis a temperatura, por mecanismos específicos de membrana. Grupos de neurônios específicos no hipotálamo e na medula espinal são importantes para respostas que regulam a temperatura corporal, de modo a deixa-la estável.

Compartilhe com seus amigos:
Compartilhe com seus amigos: