Livros

Sistema Nervoso - Coleção Medicina Resumida

Leia o Livro Completo
Índice
3.5

PRINCÍPIOS

Quais os requisitos básicos para ocorrer uma sinapse? É necessário que haja um mecanismo para produzir neurotransmissores e empacotar eles em vesículas. Precisa haver um mecanismo para derramar os neurotransmissores na fenda em resposta a um estímulo pré-sináptico. Precisa haver resposta elétrica ou bioquímica do neurotransmissor no neurônio pós-sináptico. Precisa haver remoção do neurotransmissor da fenda e, por fim, tudo tem que ocorrer rapidamente.

OS NEUROTRANSMISSORES

Hoje, sabe-se que os neurotransmissores se dividem três categorias: a dos aminoácidos, das aminas, e dos peptídeos. As aminas e aminoácidos são moléculas pequenas, que podem ser armazenadas em vesículas e liberadas na fenda. Já os peptídeos são maiores, e são armazenados e liberados em grânulos secretores

OS RECEPTORES

Estando na fenda sináptica, o neurotransmissor necessita de algo que o reconheça e provoque a sensibilização do outro componente da sinapse, aquele que receberá o sinal. Ora, esta entidade que reconhecerá os neurotransmissores são os receptores, que estão nas membranas pós-sinápticas. E eles basicamente se dividem em: canais iônicos ativados por neurotransmissores (ou ionotrópicos), e receptores acoplados à proteína G (ou metabotrópicos).

REMOÇÃO

Por falar em reciclagem, para a remoção dos neurotransmissores, bastaria uma simples difusão para longe da sinapse, correto? Sim, mas em geral o que ocorre é diferente. Há a receptação dos neurotransmissores para dentro do terminal pré-sináptico.

Compartilhe com seus amigos:
Compartilhe com seus amigos: