Livros

Sistema Nervoso - Coleção Medicina Resumida

Leia o Livro Completo
Índice
13.3

PROPRIOCEPÇÃO - FUSOS MUSCULARES

Dentro dos músculos há estruturas conhecidas como Fusos Musculares, ou Receptores de Estiramento. São formados por vários tipos de fibras musculares esqueléticas especializadas, dentro de uma cápsula fibrosa. O meio dessa cápsula é alargado, e é onde axônios sensoriais se enrolam nos fusos. Essa estrutura é responsável por detectar alterações do comprimento muscular, ou seu estiramento, sendo, portanto, proprioceptores, por se especializarem na sensação corporal, ou em como nosso corpo se posiciona e move no espaço. Essa, bom lembrar, é uma divisão do sistema sensorial somático.

PROPRIOCEPÇÃO - ÓRGÃOS TENDINOSOS DE GOLGI

Os órgãos tendinosos são responsáveis por perceber a tensão que está sendo aplicada no músculo, ou seu grau de contração. E isso é percebível pelo fato de ele estar disposto na junção do tendão com o músculo, podendo avaliar a tensão muscular, ao contrário dos fusos musculares, que avaliariam o comprimento muscular.

PROPRIOCEPÇÃO - EM ARTICULAÇÕES

Existem ainda axônios proprioceptivos que estão em tecidos conjuntivos de articulações, mecanossensíveis, que respondem a mudanças de ângulo, direção e velocidade de movimento em uma articulação. Essa informação, na verdade, vem de receptores na pele, e em outras estruturas, além da articulação

Compartilhe com seus amigos:
Compartilhe com seus amigos: