Livros

Sistema Nervoso - Coleção Medicina Resumida

Leia o Livro Completo
Índice
8.4

SEIOS DA DURA MÁTER

São canais de baixa pressão onde flui sangue de volta para a circulação sistêmica, e que se localizam nas camadas da dura máter. Relembrando um pouco a dura máter, ela tem duas camadas: a Camada Externa Perióstica, que está firmemente aderida ao osso sobrejacente, e a Camada Interna Meníngea, que contrapõe a aracnoide, a camada que vem logo em seguida (Capítulo 5).

GRUPO POSTEROSSUPERIOR

Os Seios Sagitais Superior e Inferior se situam nas margens superior e inferior da Foice do Cérebro. As veias cerebrais superficiais citadas acima, se dirigem a eles. Além disso, o Seio Sagital Superior ainda drena líquido cerebroespinal do Espaço Subaracnoideo via granulações aracnoideas, que são evaginações da aracnoide para o interior do Seio Sagital Superior (Capítulo 5).

GRUPO ANTEROINFEROR

Os seios cavernosos são de aspecto irregular, e trabeculizados, estando nas laterais da sela túrcica, desde as fissuras orbitárias superiores até o ápice petroso. São de extrema relevância por conter, em seu interior, elementos importantes, como: a porção intracavernosa da artéria carótida interna e o nervo abducente (NC VI) em seu interior. No interior da parede dural lateral, passam: nervo oftálmico (NC V1), nervo maxilar (NC V2), nervo oculomotor (NC III) e nervo troclear (NC IV).

Compartilhe com seus amigos:
Compartilhe com seus amigos: