Livros

Sistema Nervoso - Coleção Medicina Resumida

Leia o Livro Completo
Índice
13.2

SISTEMA MOTOR SOMÁTICO - CONCEITOS BÁSICOS

Os músculos podem ser divididos em duas categorias, de acordo com aparência microscópica: estriado e liso. O músculo liso é inervado pelo sistema nervoso vegetativo. Ele está presente nas vísceras, como trato digestivo, vasos sanguíneos, etc

SISTEMA MOTOR SOMÁTICO - VIAS CENTRAIS - CÓRTEX CEREBRAL

As áreas centrais relacionadas ao movimento voluntario basicamente são: o córtex motor primário (área 4 de Brodmann), e suas áreas adjacentes (córtex pré-motor – 6, e os tratos corticobulbar e corticoespinais).

SISTEMA MOTOR SOMÁTICO - A MEDULA ESPINHAL - INTERNEURÔNIOS

Estes são os responsáveis por coordenar os programas motores espinais, pois recebem conexões com axônios sensoriais primários, axônios do encéfalo, e dos NMI.

SISTEMA MOTOR SOMÁTICO - A MEDULA ESPINHAL - AS VIAS

A comunicação do encéfalo com os NM da medula se dá por axônios descendentes, que correm por duas vias específicas. Uma delas é a coluna lateral, e a outra ventromedial. As vias laterais se envolvem no movimento voluntário da musculatura distal, sob controle direto do córtex (tratos corticoespinal lateral e rubroespinal). Já as vias ventromediais se envolvem no controle de postura e locomoção, sob controle do tronco encefálico (tratos reticuloespinal, vestíbuloespinal e tectoespinal).

SISTEMA MOTOR SOMÁTICO - COMPONENTES PERIFÉRICOS - NEURÔNIO MOTOR INFERIOR

Os neurônios que saem do corno ventral da medula, e inervam os músculos, são chamados de neurônios motores inferiores. Eles são os responsáveis pela via final comum, de Sherrington, que consiste na contração muscular direta.

SISTEMA MOTOR SOMÁTICO - A CONTRAÇÃO MUSCULAR

Como dito, a contração começa com a liberação de ACo nas junções neuromusculares, que vão gerar os PEPS na membrana pós-sináptica.

SISTEMA MOTOR SOMÁTICO - A FIBRA MUSCULAR

Na embriologia, as células do mesoderma se fundem, para formar os mioblastos, que vão gerar as fibras musculares. Esse fenômeno faz com que elas sejam células multinucleadas, e tenham um formato alongado, daí serem chamadas de fibra. As fibras são envoltas por uma membrana excitável, chamada de sarcolema.

SISTEMA MOTOR SOMÁTICO - A FIBRA MUSCULAR TIPOS DE UNIDADES MOTORAS

É comum quando falamos de carne diferenciar ela pela cor: carne branca (de frango) da carne vermelha (de boi, bode, etc...). As fibras musculares vermelhas são ricas em mitocôndrias e enzimas para metabolismo oxidativo. Elas são mais lentas para contrair que as brancas, mas podem manter a contração por mais tempo sem sofrer a fadiga. Em humanos, a musculatura das pernas, envolvidas no controle postural e antigravitacional, são ricos em fibras vermelhas. Por outro lado, as fibras musculares brancas têm poucas mitocôndrias, e usam metabolismo anaeróbio principalmente, pois contraem de modo rápido e potente, mas entram rapidamente em fadiga. São as fibras da fuga. Nos humanos, os músculos dos braços são ricos em fibras brancas.

Compartilhe com seus amigos: