Livros

Sistema Renal - Coleção Medicina Resumida

Leia o Livro Completo
Índice
4.4

A PRIMEIRA ETAPA DE FORMAÇÃO DA URINA

Do ponto de vista evolutivo, o sistema renal desenvolveu alguns mecanismos que possibilitem ter uma alta precisão em eliminar substâncias que potencialmente ameacem a homeostase corporal. Para cumprir tal função, o sistema vascular renal, que é bastante complexo, possibilita que o fluxo sanguíneo que passa pelos rins seja alto, a fim de garantir que tais impurezas sejam depuradas do organismo. Em termos quantitativos, a taxa de filtração glomerular (TFG) – que é a quantidade de plasma filtrado nos glomérulos – é de mais ou menos 180L/dia, mas a quantidade de urina formada diariamente é de cerca de 1,5L.

COMPOSIÇÃO DO FILTRADO GLOMERULAR

A filtração glomerular consiste, basicamente, do processo de passagem do plasma sanguíneo do capilar glomerular para dentro do espaço de Bowman. Essa filtração ocorre devido ao balanço de forças que facilitam e se opõem a esse processo. Tais forças, que iremos explorar com maiores detalhes mais adiante neste capítulo, são as forças hidrostáticas e coloidosmóticas (ou oncóticas), que atuam através da membrana capilar glomerular. Vale destacar que no processo de filtração, de modo simplista e resumido, pode-se entender essas forças (hidrostática e oncótica) como pressões.

MEMBRANA CAPILAR GLOMERULAR

Observe essa (imagem 1), pois ela ilustra como se constitui a membrana capilar glomerular. Embora já esteja totalmente descrita no capítulo 2, é importante não perder de vista que a membrana capilar do glomérulo possui três camadas celulares principais: (1) o endotélio capilar, (2) a membrana basal e (3) a camada de células epiteliais (podócitos), que é mais externa à membrana basal capilar. Essas camadas celulares quando juntas são as responsáveis por formar a barreira de filtração glomerular que, a despeito dessas três camadas, filtra muito mais água e eletrólitos do que uma membrana capilar normal. Ou seja, se os rins têm a fama de ser o “filtro do nosso corpo”, é graças à capacidade dessa barreira de realizar filtração de modo tão intenso.

Compartilhe com seus amigos:
Compartilhe com seus amigos: