Livros

Sistema Renal - Coleção Medicina Resumida

Leia o Livro Completo
Índice
1.3

OS RINS

Anatomicamente, de acordo com a imagem 1, o sistema renal é composto pelos rins, ureteres, bexiga urinária e uretra. Quando se faz uma descrição macroscópica, os rins (direito e esquerdo) se assemelham a grãos de feijão e têm um diâmetro médio de 12 cm longitudinalmente (de “cima” para “baixo”), pesam aproximadamente 160 g em um homem adulto e estão situados na porção dorsal do abdome – denominado retroperitônio –, um de cada lado da coluna vertebral, entre a 12ª vértebra torácica (T12) e a 3ª vértebra lombar (L3).

AS VIAS URINÁRIAS

São formadas a partir dos cálices renais, que darão origem aos ureteres (direito e esquerdo). Os ureteres são ductos musculares derivados das pelves renais com cerca de 26 a 30 cm de comprimento em um indivíduo adulto e contêm lumens estreitos responsáveis por conduzir a urina formada até a bexiga urinária. A perfusão dessas estruturas tubulares é realizada por ramos diretos da aorta abdominal, das artérias renais (também da artéria polar inferior) e das artérias testiculares (ou ováricas nas mulheres) (imagem 6).

A BEXIGA URINÁRIA

A bexiga urinária tem seu formato e tamanho modificados a depender se está cheia ou vazia. É uma víscera oca, com tecidos musculomembranosos, está em contato com as demais vísceras pélvicas vizinhas, funciona como reservatório temporário para a urina e se caracteriza por sua capacidade de distensibilidade na medida em que vai se enchendo de urina.

A URETRA FEMININA

A uretra masculina é um tubo muscular tem uma dupla função: conduzir a urina armazenada na bexiga urinária para o meio ambiente no ato da micção e conduzir o esperma proveniente dos testículos durante o ato sexual. Possui em sua extensão cerca de 20 cm de comprimento e inicia-se do óstio interno da uretra e termina no óstio externo da uretra, situado na glande peniana (imagem 10).

A URETRA MASCULINA

Em comparação com a uretra masculina, de acordo com a imagem 12, é relativamente menor e tem apenas a função excretora do conteúdo armazenado na bexiga urinária. Possui aproximadamente 4 cm de comprimento, 6 mm de diâmetro luminal e conduz a urina de um orifício interno de saída (óstio interno) até um orifício externo de saída da urina para o meio ambiente (óstio externo da uretra) – sendo este último situado no vestíbulo da vagina.

Compartilhe com seus amigos: