Livros

Sistema Renal - Coleção Medicina Resumida

Leia o Livro Completo
Índice
3.6

COMPARTIMENTO DOS LÍQUIDOS CORPORAIS

Nós seres humanos somos dotados de diversos compartimentos corporais, os quais o líquido corporal total está distribuído, mas ganham destaque dois compartimentos principais: o compartimento extracelular e o compartimento intracelular, que abrigam o líquido extracelular e o intracelular, respectivamente.

COMPARTIMENTO DO LÍQUIDO INTRACELULAR

De maneira objetiva, consiste no espaço intracelular que contém o líquido intracelular. Se pegássemos todas as células do nosso corpo e fôssemos medir o volume do líquido contido no meio intracelular, obteríamos cerca de 75% da água corporal total.

COMPARTIMENTO DO LÍQUIDO EXTRACELULAR

De maneira análoga, trata-se do espaço extracelular que contém o líquido extracelular; então, todos os líquidos que estão fora das células são considerados líquidos extracelulares. O líquido extracelular corresponde a 20% do peso corporal, o que significa cerca de 14L em termos absolutos. Dentro do universo do compartimento do líquido extracelular, há dois compartimentos do líquido extracelular que são os mais expressivos, sendo eles: (1) o líquido intersticial, que corresponde a mais de três quartos – ou aproximadamente 11 litros do líquido extracelular –, e (2) o plasma sanguíneo, responsável pelo um quarto restante – algo em torno de 3L

Compartilhe com seus amigos:
Compartilhe com seus amigos: