Já sabemos que o sistema renal possui a função de depuração, ou seja, é responsável por remover as toxinas e demais substâncias inúteis derivadas do metabolismo celular, as quais circulam no sangue, e as eliminam do corpo por meio da urina.
Antes conhecido como corpúsculo de Malpighi, o corpúsculo renal está na extremidade proximal do néfron e tem um aspecto de bolsa oval dilatada. É formado pelo tufo de alças capilares – o glomérulo –, que está inserido dentro da cápsula de Bowman, localizado mais especificamente no espaço de Bowman.
O glomérulo é uma estrutura vascular formada por um novelo de alças capilares fenestradas e anastomosadas entre si, cujos ramos formadores derivam da arteríola aferente e, posteriormente, irão se juntar até formar a arteríola eferente, responsável pela drenagem do sangue que percorreu os capilares.
A cápsula de Bowman possui dois folhetos distintos: o folheto visceral e o folheto parietal, tendo entre eles uma região que é o espaço de Bowman.
Na continuidade do néfron, surge o túbulo proximal, que é constituído de duas regiões distintas: o túbulo contorcido proximal e a parte reta do túbulo proximal. Na medida em que se afasta do folheto parietal da cápsula de Bowman e se aproxima do túbulo proximal, há uma mudança histológica nessa parte do néfron, em que o epitélio pavimentoso simples começa a dar lugar ao epitélio cuboide simples.
É uma região tubular contínua, com o túbulo proximal no formato da letra U, possuindo quatro regiões diferentes: (1) o ramo descendente delgado, (2) a alça de Henle propriamente dita, (3) o ramo ascendente delgado e (4) o ramo ascendente espesso (imagem 6).
Depois da alça de Henle vem o túbulo distal, e ele possui três segmentos principais: a parte reta – que é contínua com o ramo ascendente espesso da alça de Henle –, a mácula densa e a região contorcida – chamada de túbulo contorcido distal. A mácula densa nada mais é do que um segmento modificado do túbulo distal, com função de monitorar a chegada ou não de sódio nesse segmento, estando localizada entre o ramo ascendente espesso e o túbulo contorcido distal, como mostra a imagem 7.