Ciclos da Medicina

Manual do Internato para o estudante de medicina

Manual do Internato para o estudante de medicina

Compartilhar

SanarFlix

4 min há 392 dias

Muito se fala sobre o internato, mas você sabe como ele realmente funciona? Basicamente, essa é a etapa em que o estudante de medicina irá ter o contato real com a prática médica, durantes os dois últimos anos da graduação. Mas vamos te explicar com mais detalhes!

Então, o que é o Internato?

O internato é uma etapa do curso de medicina, um estágio curricular obrigatório. Nele você receberá treinamento em serviços, próprios ou conveniados. Lembrando que isso será feito sob supervisão direta dos docentes da própria Escola/Faculdade com o apoio dos residentes de cada serviço.

Quanto tempo dura?

A carga horária mínima é pelo menos 35% da carga horária total do curso. Esse dado é tido com base no Parecer/Resolução específico da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

Assim, ele corresponde a uma duração média de 2 anos de estágio.

E o que são os rodízios?

Os rodízios são os períodos do internato. Então, neles o interno irá se estagiar dentro das grandes áreas da medicina. Elas são: Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva e Saúde Mental.

Durante esse contato, o interno deve possuir atividades no primeiro, segundo e terceiro níveis de atenção em cada área. Estas atividades são majoritariamente práticas e sua carga horária teórica não poderá ser superior a 20% do total por estágio.

Pelo menos 30% da carga horária total do internato deve ser desenvolvida na atenção básica e em serviço de urgência e emergência do SUS. Assim, devendo predominar a carga horária em atenção básica em relação à de urgência e emergência. Em algumas instituições de ensino, são criados rodízios específicos para essas áreas, em outras, essa carga horária é incluída nos próprios rodízios nas grandes áreas.

Como é a carga horária semanal do Internato?

O limite de carga horária é de 40 horas semanais. Esse é o determinado na Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que trata sobre o estágio.

A forma como essa carga horária se distribui ao longo da semana pode variar. Normalmente, ela envolve as atividades em ambulatórios, enfermaria, aulas teóricas e plantões. O tempo máximo que um interno pode passar num plantão são, em teoria, 12 horas.

Como estudar durante o internato?

Definir uma metodologia de estudos ativa durante esse período não é simples. Ademais, é comum a conciliação com o preparatório para a residência médica para as provas que ocorrem ao final desde ciclo. Dessa forma, uma boa organização e um estudo eficiente são as ferramentas essenciais para uma preparação rumo à aprovação, sem comprometer os estudos para o internato.

E foi pensando nisso que montamos um manual completo do internato para você se familiarizar com esse momento tão importante da faculdade, sabendo lidar com as mudanças de carga horária e demanda de conteúdo e estando preparado para se organizar da melhor forma, tanto para os estudos do internato tanto para as provas de residência médica.

Confira o nosso eBook completo sobre o Manual de preparação para o Internato: https://compre.sanarflix.com.br/ebooks-do-internato-para-residencia/

Posts relacionados:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.