Carreira em Medicina

Medicina Esportiva: residência, rotina, remuneração e mais

Medicina Esportiva: residência, rotina, remuneração e mais

Compartilhar
Imagem de perfil de Residência Médica

A Medicina Esportiva é uma área que está crescendo no país e tem bastante abrangência. Porém, para entender essa especialidade, o primeiro passo é não confundir o médico do esporte com o ortopedista.

O profissional que se dedica à Medicina do Esporte tem um olhar voltado para promoção de saúde, melhora da qualidade de vida e otimização da performance esportiva.

Muitos especialistas, inclusive, trabalham com exercício e promoção de saúde para idosos ou pacientes com diversas doenças.

Vale destacar também o papel fundamental desse médico em assuntos relacionados ao desempenho esportivo. Veja algumas atribuições desse especialista:

  • Tratar e prevenir lesões
  • Orientar a prática esportiva
  • Propiciar suporte médico adequado 
  • Melhorar rendimento e performance
  • Maximizar o rendimento dos atletas 
medicina esportiva

Áreas de atuação do Médico do Exercício e do Esporte

Muitas pessoas acreditam que a função desse especialista seja trabalhar apenas com atletas de alto rendimento, mas não. Esse profissional também pode atuar com pessoas que queiram manter, melhorar ou recuperar a saúde. 

O especialista em Medicina Esportiva e é um profissional que não realiza operações, mas tem ampla formação em fisiologia do exercício.

Para atuar na área, é interessante que ele tenha visão abrangente da prática esportiva. Isso permitirá um melhor desempenho nas atividades diárias. 

O especialista que escolhe trabalhar em clubes e delegações esportivas, por exemplo, lida, em geral, com atletas de alto rendimento. O médico da equipe atua não só na prevenção e tratamento de lesões, mas também como clínico geral do time.

Também faz parte da sua rotina organizar o dia a dia do departamento médico e participar de discussões sobre o momento ideal para poupar determinado atleta. 

Veja algumas outras atribuições do Médico do Exercício e do Esporte:

  • Melhorar o rendimento físico
  • Orientar sobre o emagrecimento
  • Orientar sobre o uso de suplementos alimentares
  • Acompanhar crianças e adolescentes praticantes de esportes 

Mercado de trabalho

Em geral, o especialista em Medicina Esportiva assume funções em associações ou clubes esportivos, serviços de reabilitação ou consultório.

Muitos Médicos do Esporte trabalham com atletas de alto rendimento em clubes ou seleções, mas também atendem em clínicas particulares. Isto porque o consultório costuma oferecer qualidade de vida e maior retorno financeiro. 

A busca pela qualidade de vida e uso das atividades físicas como forma de melhorar a saúde vêm crescendo na sociedade. Sendo o Médico do Esporte um dos responsáveis por orientar as atividades físicas, o mercado de trabalho na área também pode ser considerado crescente.

De acordo com o US Bureau of Labor Statistics, o emprego geral de médicos de medicina esportiva deve crescer 7% entre 2018 e 2028, mais rápido do que a média para todas as ocupações.

Remuneração do médico do esporte

Segundo dados levantados pelo portal Trabalha Brasil, os salários para esse profissional variam. Um recém-formado pode ganhar cerca de R$ 6.000. Já a remuneração de um médico experiente pode chegar a até R$ 17.000.

A Residência em Medicina Esportiva e o seu histórico

A  Residência em Medicina do Esporte está entre as oito especializações com menos de 1.000 médicos no país. De acordo com a Demografia Médica no Brasil, divulgado em 2023, há 209 titulados em medicina esportiva.

Por ser de acesso direto, o médico que desejar ser especialista em Medicina Esportiva não precisa ter concluído outra Residência antes.

Para receber o título, o profissional faz três anos de treinamento em serviço. Normalmente, o primeiro é voltado para a formação básica em Clínica Médica e Pediatria.

No Brasil, os primeiros alunos da Residência em Medicina do Esporte iniciaram o programa em 2007. A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), no entanto, foi fundada em 1962. 

Sugestão de leitura complementar

Veja também:

Quer ingressar na residência de medicina esportiva?

Passar na residência médica não é uma tarefa simples. Para mandar bem na prova, é preciso ter uma preparação bem focada na prova e completa. Por isso, vale a pensa você avaliar a possibilidade de ingressar em um curso preparatório para residência.

Que tal conhecer o curso da Sanar? Temos um plano de estudos focado para prova, flexível e compatível para qualquer plataforma. Além de uma infinidade de materiais de estudos e ferramentas para guia-lo na sua preparação.