Internato

Médico concursado: quais são os benefícios?

Médico concursado: quais são os benefícios?

Compartilhar

Você sabe quais são os benefícios de ser um médico concursado? Então, se você for estudante de Medicina ou está se preparando pra fazer um concurso, presta atenção nessas dicas!

Mas lembre-se que os pontos positivos não devem ser os únicos fatores para a sua decisão. Assim, é bom que você converse com algum médico concursado ou pesquise muito sobre o tema, pra ter uma visão mais real da carreira.

Então, assim como todos os caminhos que um médico pode seguir, o concurso possui pontos positivos e negativos. Você deve escolher o que for melhor pra você a partir de seus desejos e objetivos.

Mas então presta atenção em alguns dos benefícios de ser um médico concursado!

Salário do médico concursado

Com um sistema público de saúde tão grande quanto o do Brasil, não é novidade que o governo emprega muitos médicos, não é? Então de cara, é válido destacar que os salários variam muito. Mas qual a média desse valor? Todos os concursos pagam igualmente?

Existem 2 grandes variáveis no salário dado para concursados. Primeiramente, a cidade em que você irá atuar vai influenciar. Assim, cidades do interior querem oferecer um atrativo maior, dando salários em média maiores do que as grandes capitais, que possuem alta procura. Além disso, há uma diferença no salário de médicos generalistas ou especialistas, dependendo do concurso.

Mas em média. os profissionais concursados ganham em torno de R$8.000 no início da carreira, e o salário sobe com o tempo de trabalho. Em concursos de prefeitura, a carga horária também varia muito, então esse salário pode alterar para jornadas menores ou maiores.

Especialidades específicas

Você gosta de C.S.I.? Já pensou em trabalhar como perito? Então saiba que, no Brasil, o caminho para isso é fazer um concurso público.

Existe um único serviço de residência em Medicina Legal, na USP. Fora isso, o caminho mais comum para quem quer trabalhar nessa área é prestar um concurso de Médico Legista. Os concursos podem ser dos Institutos Médico Legais (IML), da Polícia Civil, do INSS ou de outras instituições.

Com um tempo relativo de experiência na área, o salário do médico legista pode evoluir para mais de R$20.000. Fora todos os outros benefícios da carreira de concurso, que vamos falar mais adiante.

Quer se preparar para ser um perito? Então confira aqui o curso preparatório da Sanar para concurso de médico legista!

Benefícios trabalhistas

Quando os médicos decidem trabalhar com plantão, consultório ou como PJ, muitos benefícios trabalhistas ficam ausentes.

Assim, como um médico concursado, você garante:

  • Estabilidade
  • 13º salário
  • Aposentadoria
  • Salário mensal e em dia

Esses elementos podem ser muito importantes a depender das suas prioridades de vida. Assim, para quem busca uma carreira mais estável e com segurança trabalhista, fazer um concurso público é uma boa alternativa.

Clique aqui e saiba mais sobre a carreira do médico concursado!

E se você quiser se preparar para um concurso do EBSERH, INSS, Prefeituras ou demais concursos médicos, experimente o nosso Curso Preparatório para Concursos!

Compartilhe com seus amigos: