Ciclos da Medicina

Não quero fazer residência médica. Quais as outras possibilidades?

Não quero fazer residência médica. Quais as outras possibilidades?

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Residência Médica

Ao se formar, a maioria dos médicos seguem para a residência médica. Contudo, existem outras possibilidades que não envolvem esse caminho. 

A residência médica é uma pós-graduação com aprendizado bem prático e acontece em hospitais com a supervisão de especialistas. Mas nem todos os médicos têm como sonho seguir essa linha de formação. 

Para te manter informado sobre o tema, a Sanar reuniu as principais possibilidades para carreira do médico que não quer fazer residência.

Mestrado e doutorado 

O mestrado é um curso com elevada carga teórica e voltado para pesquisa na área da saúde. Para ser professor, por exemplo, é necessário fazer um mestrado. O curso é realizado dentro das universidades. 

O mestrado pode ser em algumas áreas como: 

  • Saúde Pública
  • Cuidado com a família
  • Saúde da criança

Quem opta por fazer mestrado e segue na linha de pesquisa, pode, ao finalizar o mestrado, se dedicar ao doutorado. Assim, esse profissional poderá seguir a linha da docência. 

Pós graduação em medicina 

A pós-graduação, ou também chamada de especialização, pode ser nas modalidades presencial e a distância. Devem ser do tipo lato sensu credenciada pelo MEC, com no mínimo 360h de carga horária. 

Uma das grandes vantagens da pós-graduação comparada com a residência é o horário mais flexível, o que permite que o médico consiga continuar trabalhando. 

Vale salientar, que o médico não recebe bolsa e, na maioria dos programas de pós-graduação, o profissional irá pagar para fazer o curso.

Além disso, uma Pós-Graduação em Medicina não te concede o título de especialista de forma imediata, como acontece na residência. No entanto, as especialidades médicas possuem a chamada prova de título, que permite que profissionais adquiram o título de especialista sob algumas condições.

Quais as possibilidades de pós-graduação? 

Você sabia que a Sanar possui cursos de Pós Graduação médica? Além de toda qualidade oferecida, esses cursos são a oportunidade que você precisava para dar um start na sua carreira.

A pós pode ser na área de: 

  • Medicina de Emergência;
  • Geriatria;
  • Psiquiatria;
  • Endocrinologia;
  • Geriatria e muito mais

Será que a pós-graduação vale a pena para você? Conheça o Sanar pós!

Sugestão de leitura complementar