Outros

Nutrologia: o que é, o que faz um médico nutrólogo, salário, como se especializar

Nutrologia: o que é, o que faz um médico nutrólogo, salário, como se especializar

Compartilhar

Sanar Pós Graduação

5 min há 26 dias

Nutrologia é a especialidade médica clínica que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar. Ou seja, o médico nutrólogo cuida de todos os aspectos da nutrição: normais, patológicos, clínicos e terapêuticos.

O nutrólogo é formado em medicina e especializado em Nutrologia através de uma pós-graduação ou residência. Um diferencial desse profissional é a capacidade de avaliar o organismo como um todo devido ao seu conhecimento médico.

O que é nutrologia

Nutrologia é um ramo da medicina de caráter clínico e tem como principal função elaborar o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças nutroneurometabólicas.

Ela é representada pela Associação Brasileira de Nutrologia, fundada em outubro de 1973. A especialização foi reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina em 1978.

O médico especializado em Nutrologia tem conhecimento para diagnosticar e tratar qualquer tipo de enfermidade relacionada à alimentação e hábitos de vida, como anemia, diabetes, câncer, obesidade, hipertensão, além de transtornos como anorexia e bulimia.

Esse profissional pode prescrever medicamentos para o controle de doenças ligadas às necessidades alimentares, assim como solicitar exames específicos para avaliar a carência ou o excesso de nutrientes no organismo, e fazer encaminhamentos dos pacientes para outras especialidades que julgar necessárias.

O médico nutrólogo é responsável pelo diagnóstico, planos de prevenção e tratamento das doenças nutroneurometabólicas, a exemplo da obesidade e alterações gastrointestinais. Esse profissional deve relacionar o problema do paciente com as outras áreas médicas.

Ele pode elaborar planos alimentares, dar recomendações de estilo de vida e receitar medicações para ajustar as carências do organismo, diagnosticadas através de exames físicos e laboratoriais.

O nutrólogo clínico pode trabalhar em ambulatório, clínica ou hospital, bem como outras áreas de atuação. Sua rotina irá depender dessa escolha, mas em geral é uma especialidade que proporciona uma boa qualidade de vida.

Nos hospitais, eles são os médicos responsáveis por acompanhar a nutrição enteral e parenteral dos pacientes internados. 

As principais atuações do nutrólogo são:

  • Clínica Nutrológica Ambulatorial
  • Clínica Nutrológica Hospitalar
  • Segurança e Política Alimentar
  • Saúde Pública
  • Educação Médica

O salário do médico nutrólogo vai depender da área de atuação escolhida ou da quantidade de plantões dados. A remuneração começa em R$5.000, podendo chegar até R$15.000.

Abrir uma clínica especializada é uma das possibilidades mais rentáveis da Nutrologia, junto com consultas particulares em consultório próprio.

Como se especializar em nutrologia

A especialização em nutrologia é feita por meio de uma pós-graduação ou residência médica após o fim da faculdade de medicina. 

Entenda mais sobre pós-graduação e suas diferenças de residência médica

A pós-graduação em Nutrologia pode ser feita por EAD, presencial ou semipresencial. Geralmente ela possui base teórica e experiências práticas e pode ser ministrada por instituições reconhecidas pelo MEC.

Conheça agora a pós-graduação em Nutrologia da Sanar!

Entre as principais disciplinas da especialização estão Nutrologia Funcional, Obesidade, Doenças Crônicas, Doenças Carenciais e Nutrologia Pediátrica.

Nutrologia esportiva

Uma área de atuação popular no ramo é a Nutrologia esportiva. O médico nutrologista do esporte acompanha atletas profissionais e amadores ou pessoas em busca de uma vida mais ativa nesse sentido.

O nutrologista esportivo avalia o estado nutricional do paciente e elabora um plano alimentar que atenda suas necessidades individuais, visando sempre favorecer a excelência de seu desempenho físico.

Esse especialista atua para minimizar a fadiga muscular e a indisposição física. Um acompanhamento com foco na ingestão equilibrada de nutrientes torna o organismo capaz de atender ao alto gasto de energia metabólica e responder bem às rotinas de treinos.

Porque fazer nutrologia

A especialização em nutrologia proporciona qualidade de vida, boa remuneração e a possibilidade de ajudar ainda mais os pacientes.

Outra vantagem da Nutrologia é a possibilidade de se especializar por meio de uma pós-graduação, o que significa não precisar parar de trabalhar ou abrir mão de plantões. O médico continua trabalhando enquanto se especializa.

Está em dúvida em qual pós-graduação fazer? Clique aqui e conheça nossos cursos!

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.