Alergologia e imunologia

O que é o ScanCOVID-19? | Colunistas

O que é o ScanCOVID-19? | Colunistas

Compartilhar

Leonardo Muzzy

6 minhá 87 dias

Você já pensou na quantidade de informações científicas e documentos produzidos nos últimos meses acerca da COVID-19? Pois é, há centenas de milhares de publicações oriundas de múltiplas fontes e países, e o ScanCOVID-19 é uma ferramenta criada justamente para automatizar e monitorizar o processo de captura de registros sobre a produção de conhecimento em COVID-19 que possibilita a você encontrar, rapidamente, as informações mais recentes, quase em tempo real, sobre o novo coronavírus e COVID-19.

Origem do ScanCOVID-19

Em virtude do cenário de pandemia há uma intensa produção científica e você pode

se questionar como a comunidade científica, além dos gestores e profissionais de saúde pública, conseguem se manter atualizados em meio a tanta informação produzida simultaneamente e diariamente.

Nesse contexto, surge o projeto ScanCOVID-19, idealizado pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) em parceria com o Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que busca facilitar o acesso aos dados atualizados e conhecimentos adquiridos acerca da COVID-19.

Inicialmente, esse projeto foi estruturado para monitorar a produção de conhecimento  acerca da COVID19, em perspectiva internacional, em três estágios: Na modalidade fast track (preprints, ou, aquela produção depositada online, open access, nos principais repositórios temáticos, que ainda não foi submetida à revisão por pares); na modalidade já revisada por pares (disponibilizada, em modo open access, por bases de dados referenciais e/ou editoras cientificas), e na modalidade ensaios clínicos (clinical trials), nas principais plataformas internacionais.

Como funciona o ScanCOVID-19

Disponibilizado em novembro de 2020, basta você acessar essa ferramenta disponível em https://scancovid19.icict.fiocruz.br/ e buscar as informações mais atualizadas sobre o novo coronavírus e COVID-19. O site permite que você tenha acesso a mais de 125 mil registros científicos, nacionais e internacionais, sobre a COVID-19 – é possível visualizar o texto completo dos registros sempre que permitido e aberto pelas fontes originais.

À vista disso, vale ressaltar que o ScanCOVID-19 faz um monitoramento constante das produções científicas em escala mundial – por intermédio de um poderoso conjunto de algoritmos que procura descrever um cenário do avanço do conhecimento no tema, em perspectiva internacional.

Quem pode utilizar o ScanCOVID-19

Apesar de ter como público-alvo os pesquisadores e/ou gestores de saúde que busquem se atualizar sobre novos temas e/ou abordagens de pesquisas e ensaios clínicos sobre COVID-19, é um sistema de busca de uso livre pela população e totalmente gratuito.

Com essa ferramenta, você tem acesso a artigos em formato preprints, ensaios clínicos em curso e já finalizados, artigos revisados por pares e ao portfólio de vacinas em desenvolvimento, além de poder acompanhar as retratações feitas a artigos científicos e  os protocolos de pesquisas com seres humanos aprovados pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), desde o início de 2020.

Atualizações do ScanCOVID-19

O site é atualizado periodicamente com um tempo regular de 8 horas, entre o download automático das várias fontes de dados e a disponibilidade desses dados.

As atualizações diárias são para ensaios clínicos, preprints (produções científicas depositadas online e de livre acesso em repositórios temáticos que ainda não foram submetida à revisão por pares), e artigos revisados por pares; já as semanais, são para o CONEP, contendo as retratações mensais para vacinas. Mensalmente, é realizado uma análise dos dados não estruturados com o intuito de apresentar amostras de tratamento e normatização das fontes de dados para a disponibilização de algumas análises.

Publicações científicas sobre a COVID-19 e o novo coronavírus

Até o momento o ScanCOVID-19 conta com cerca de 21 mil publicações preprints, 4 mil ensaios clínicos, 120 mil artigos revisados por pares, 80 retratações de publicações e cerca de 800 protocolos de pesquisas aprovados pela CONEP.

No que se refere às publicações revisadas por pares, os 10 Periódicos com mais artigos no momento são BMJ (com 863), Journal of Medical Virology (com 616), Nature (com 387), Clinical Infectious Diseases (com 360), Lancet (com 358), International Journal of Environmental Research and Public Health (com 355), New England Journal of Medicine (com 298), International Journal of Infectious Diseases (com 288) e Journal of Infectiology (com 289 artigos). Em relação aos ensaios clínicos cadastrados, os três países com maior número de ensaios cadastrados são China, Estados Unidos e França – o Brasil apresenta 52 ensaios clínicos na Rebec (Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos).

Considerações Finais

O ScanCOVID-19 tem como conceito-chave o monitoramento da informação científica, a partir de diferentes bases de dados referenciais, organizados em um mesmo espaço de busca. Com isso, nota-se que ele fornece um grande cenário para produção de conhecimento sobre Covid-19 por meio de um sistema de busca constantemente atualizado, direcionado e ágil – com foco nas necessidades da comunidade científica acerca do novo coronavírus e da pandemia por COVID-19.

Desse modo, em meio à dinâmica acelerada de produção de conhecimento em tempos de pandemia, o ScanCOVID-19 é uma ferramenta que facilita o acompanhamento e as atualizações sobre as tendências e as novas perspectivas de pesquisa sobre o COVID-19, posto que ele se apresenta como uma estratégia valiosa, em meio ao volume crescente de registros de informação científica divulgados diariamente.

O texto acima é de total responsabilidade do autor e não representa a visão da sanar sobre o assunto

Gostou do artigo? Quer ter o seu artigo no Sanarmed também? Clique no botão abaixo e participe

Referências Bibliográficas:

Fiocruz lança scanCOVID-19 para rastrear a informação científica mundial – https://portal.fiocruz.br/noticia/fiocruz-lanca-scancovid-19-para-rastrear-informacao-cientifica-mundial 

O que é o scanCOVID-19 ? – https://scancovid19.icict.fiocruz.br/

Sobre o scanCOVID-19 – https://scancovid19.icict.fiocruz.br/sobre-o-observatorio/

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.