Revalida

O que preciso saber sobre a segunda etapa do Revalida 2022?

O que preciso saber sobre a segunda etapa do Revalida 2022?

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Revalida

As inscrições para segunda etapa do Revalida já estão abertas. Essa fase visa avaliar as habilidades clínicas dos candidatos.

Os participantes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022.

Abriu as inscrições para segunda etapa do Revalida 2022! Os interessados em participar devem se inscrever entre 13/05/22 e 17/05/22 através do site do Sistema Revalida.

Detalhes sobre as inscrições e outras informações sobre a prova

O valor da taxa de inscrição da 2° etapa do Revalida custa R$ 4.106,09. O valor pode ser pago até o dia 20/05/22.

Os locais de aplicação, assim como a quantidade de vagas disponíveis, serão informados ao participante também por meio do sistema do exame, no momento da inscrição.

A segunda etapa será aplicada entre os dias 25 e 26 de junho e a divulgação preliminar da prova de habilidades clínicas está prevista para o dia 24/08/22.

Como funciona a segunda etapa do Revalida?

Essa etapa do processo seletivo é uma prova de habilidades clínicas. A avaliação é estruturada em um conjunto de 10 estações. Nas estações, o participante deverá realizar tarefas específicas das cinco grandes áreas de exercício profissional:

  • Clínica Médica;
  • Cirurgia;
  • Pediatria;
  • Ginecologia-Obstetrícia;
  • Medicina da Família e Comunidade – Saúde Coletiva.

O participante deve passar por um conjunto de cinco estações no primeiro dia e cinco estações no segundo dia.

Em cada estação, os participantes disporão de 10 minutos para realizar as tarefas exigidas, seguindo as orientações do chefe de estação, caso essas existam.

A cada estação o participante receberá uma pontuação de 0 a 10, implicando em nota máxima de 100 pontos para o conjunto das dez estações.

Tem curiosidade para saber o motivo de ser tão difícil passar no Revalida? Clique aqui e confira o nosso super conteúdo te explicando tudinho.

O que acontece na prova prática do Revalida?

A avaliação envolve situações-problema e apresentação de casos tendo como referência os conteúdos, habilidades e competências dos cinco grandes eixos da formação e do exercício profissional e os objetos descritos na Matriz de Referência do Revalida.

A prova de habilidades clínicas terá uma fase de supervisão presencial da aplicação de prova e uma de avaliação do participante. Entenda em detalhes:

A supervisão presencial ocorre nos dias de aplicação da prova de habilidades clínicas. Ela será realizada, presencialmente, por um chefe de estação alocado em cada estação. Essa figura será responsável por garantir as condições para a execução da avaliação.

Já a avaliação será conduzida por um médico avaliador a partir das filmagens realizadas nos dois dias de aplicação do Exame.

Esse médico levará em consideração os itens de desempenho disponíveis em um sistema eletrônico de avaliação. A escala é definida de acordo com critérios que não admitem pontuação fora de valores pré-determinados.

Qual a melhor estratégia para garantir a aprovação na prova prática do Revalida?

A dedicação aos estudos fará toda diferença para sua aprovação. Por isso, construa o melhor plano de estudos para você conseguir fazer as últimas revisões.

A melhor estratégia de estudos é conhecer bem o modelo de prova e simular os cenários e estações que irá vivenciar no dia do exame.

É importante lembrar que a avaliação é feita através de check-lists, com os itens que serão cobrados, nas respectivas estações. Então, vale treinar casos através de simulação e check-lists.

Veja o nosso conteúdo completo de como se preparar para prova prática!

Revalida

O Revalida consiste em um processo seletivo para revalidação do diploma de medicina conseguido fora do Brasil. O exame tem como objetivo verificar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional.

Quer garantir mais segurança na hora da prova? Não deixe de conhecer os cursos preparatórios de Revalida da Sanar. Com as nossas aulas e materiais, a sua aprovação está mais do que garantida.

O curso de prova prática, por exemplo, conta com cerca de 170 temas abordados em formato de prova prática, 380 questões multimídias e 200 check-lists.

Fontes: edital do Revalida 2022, Inep e conteúdos da Sanar

Sugestão de leitura complementar