Ciclo Básico

Quais são as matérias de medicina mais difíceis no início da faculdade?

Quais são as matérias de medicina mais difíceis no início da faculdade?

Compartilhar
Imagem de perfil de SanarFlix

As piores matérias da faculdade são anatomia e fisiologia.

Passou em medicina e está preocupado com o primeiro ano de faculdade? Quer saber quais serão as piores matérias de medicina? 

O SanarFlix reuniu informações importantes sobre duas disciplinas que tiram o sono dos estudantes. Elas, com certeza, podem ser consideradas no ranking das mais difíceis do primeiro ano da faculdade de medicina.

Matérias de medicina mais difíceis  

Anatomia

A anatomia é, provavelmente, a matéria mais importante e com maior carga horária do primeiro ano de faculdade, sendo o primeiro contato dos alunos com a prática.

A matéria é dividida em teoria e prática. Normalmente, o estudo inicia-se pelos ossos e em seguida pelos órgãos e tecidos.

É uma matéria extremamente importante, com uma boa noção anatômica, você terá facilidade em matérias cirúrgicas e em várias áreas clínicas como:

  • ortopedia
  • ginecologia
  • cardiologia

Por ser uma das matérias mais importantes para base do aluno, a carga horária é extremamente densa, além de ter uma grande quantidade de alunos. 

Matérias de medicina: quais os piores assuntos de anatomia? 

Para os estudantes, os assuntos mais complicados são:

  • Anatomia do crânio; 
  • Inserção e origem dos músculos.

Apesar de densa, estudar para matéria não é tão difícil como parece. Para te ajudar nesse processo de estudo, a Sanar tem um super material: 

Dicas como estudar para a prova de anatomia

Fisiologia

A disciplina busca estudar como os organismos, sistemas orgânicos, órgãos, células e biomoléculas funcionam. Essa matéria tem relação direta com a anatomia. Por esse motivo, geralmente elas são ministradas em paralelo de assuntos. 

A fisiologia no ciclo básico é a matéria base para clínica médica. Sem ter uma boa base fisiológica, o aluno terá dificuldade para entender a fisiopatologia das doenças, por exemplo.

Com o objetivo de trazer um conteúdo completo e acessível, a Sanar trouxe para você a Coleção de Super Materiais de Fisiologia Humana.

Ao adquirir esses módulos, você encontrará os conteúdos separados em três módulos: 

  • Módulo 1: Homeostase, Fisiologia Celular e Potencial de Ação e Transmissão Sináptica, Funções Superiores do Sistema Nervoso Central, Sistema Nervoso Autônomo, Fisiologia dos Órgãos Sensoriais: Visão e Olfato, Sistemas Especiais, Fisiologia Muscular e Função Motora.
  • 2: Fisiologia Cardíaca, Fisiologia Vascular, Fisiologia das Hemácias, Fisiologia das Plaquetas, Fisiologia dos Leucócitos e Fisiologia do Sistema Respiratório. 
  • 3: Sistema Digestório – Secreções e Motilidade, Fisiologia do Sistema Gastrointestinal, Função Renal, Formação da Urina e Micção, Distúrbios do Sódio, Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino e Fisiologia do Sistema Reprodutor Masculino.

Além disso, assine o Sanarflix e tenha acesso a aulas, resumos e mapas mentais de todas as matérias da Faculdade de medicina!

Sugestão de leitura complementar sobre matérias de medicina