Ciclo Básico

Quais são as matérias de medicina mais difíceis no início da faculdade?

Quais são as matérias de medicina mais difíceis no início da faculdade?

Compartilhar

Passou em medicina e está preocupado com o primeiro ano de faculdade? Quer saber quais serão as piores matérias de medicina? 

O SanarFlix reuniu informações importantes sobre duas disciplinas que tiram o sono dos estudantes. Elas, com certeza, podem ser consideradas no ranking das mais difíceis do primeiro ano da faculdade de medicina.

Matérias de medicina mais difíceis  

Anatomia

A anatomia é, provavelmente, a matéria mais importante e com maior carga horária do primeiro ano de faculdade, sendo o primeiro contato dos alunos com a prática.

A matéria é dividida em teoria e prática. Normalmente, o estudo inicia-se pelos ossos e em seguida pelos órgãos e tecidos.

É uma matéria extremamente importante, com uma boa noção anatômica, você terá facilidade em matérias cirúrgicas e em várias áreas clínicas como:

  • ortopedia
  • ginecologia
  • cardiologia

Por ser uma das matérias mais importantes para base do aluno, a carga horária é extremamente densa, além de ter uma grande quantidade de alunos. 

Matérias de medicina: quais os piores assuntos de anatomia? 

Para os estudantes, os assuntos mais complicados são:

  • Anatomia do crânio; 
  • Inserção e origem dos músculos.

Apesar de densa, estudar para matéria não é tão difícil como parece. Para te ajudar nesse processo de estudo, a Sanar tem um super material: 

Dicas como estudar para a prova de anatomia

Fisiologia

A disciplina busca estudar como os organismos, sistemas orgânicos, órgãos, células e biomoléculas funcionam. Essa matéria tem relação direta com a anatomia. Por esse motivo, geralmente elas são ministradas em paralelo de assuntos. 

A fisiologia no ciclo básico é a matéria base para clínica médica. Sem ter uma boa base fisiológica, o aluno terá dificuldade para entender a fisiopatologia das doenças, por exemplo.

Com o objetivo de trazer um conteúdo completo e acessível, a Sanar trouxe para você a Coleção de Super Materiais de Fisiologia Humana.

Ao adquirir esses módulos, você encontrará os conteúdos separados em três módulos: 

  • Módulo 1: Homeostase, Fisiologia Celular e Potencial de Ação e Transmissão Sináptica, Funções Superiores do Sistema Nervoso Central, Sistema Nervoso Autônomo, Fisiologia dos Órgãos Sensoriais: Visão e Olfato, Sistemas Especiais, Fisiologia Muscular e Função Motora.
  • 2: Fisiologia Cardíaca, Fisiologia Vascular, Fisiologia das Hemácias, Fisiologia das Plaquetas, Fisiologia dos Leucócitos e Fisiologia do Sistema Respiratório. 
  • 3: Sistema Digestório – Secreções e Motilidade, Fisiologia do Sistema Gastrointestinal, Função Renal, Formação da Urina e Micção, Distúrbios do Sódio, Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino e Fisiologia do Sistema Reprodutor Masculino.

Além disso, assine o Sanarflix e tenha acesso a aulas, resumos e mapas mentais de todas as matérias da Faculdade de medicina!

Sugestão de leitura complementar sobre matérias de medicina

Compartilhe com seus amigos: